21/06/2010

Encontro para jovens destaca importância dos valores familiares

Programa da Prefeitura atende quase 90 adolescentes em quatro bairros de Resende

Encontro para jovens destaca importância dos valores familiares

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

O PROJOVEM, projeto de inclusão social destinado a adolescentes das famílias de baixa renda do Município contempladas pelo Programa Bolsa Família, realiza nesta quinta-feira, dia 24, às 19 horas, o “Encontro de Família”, que vai acontecer no Colégio estadual Olavo Bilac (Campos Elíseos). As atividades do PROJOVEM (foto) em Resende são realizadas através de uma parceria do Governo Federal com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Atualmente, cerca de 90 jovens da cidade na faixa etária de 15 a 17 anos são atendidos pelo projeto no Município. O “Encontro de Família” desta semana contará com a presença dos jovens e os seus familiares. A programação do evento prevê uma palestra com o psicólogo Bruno Marcato, sobre o tema “Conflitos familiares”. Segundo a coordenadora do projeto, Rita Monnerat, o objetivo desta atividade será resgatar os valores familiares “como um caminho de grande importância para a formação deste segmento da população”. - O tema foi escolhido porque sempre é um assunto recorrente entre os jovens. Por isso, tivemos a iniciativa de promover o Encontro de Família visando aproximar as famílias dos adolescentes e também do PROJOVEM. Acreditamos que este encontro vai oferecer aos pais e familiares dos jovens integrantes do projeto a oportunidade de conhecer mais de perto o trabalho realizado pelo programa – afirmou a coordenadora. Esta será a segunda edição do Encontro de Família realizado pelo PROJOVEM. Em maio do ano passado, aconteceu a primeira reunião, no qual foi abordado o tema “Como conviver com diferentes tipos de famílias”. Segundo Rita Monnerat, os 90 adolescentes cadastrados no PROJOVEM de Resende participam das atividades desenvolvidas nas quatro unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), que se localizam nos bairros Jardim Esperança, Itapuca, Toyota e Lavapés. As atividades nos núcleos dos bairros Itapuca e Lavapés acontecem às segundas e quartas-feiras. Já nos pólos do Jardim Esperança e do Toyota, elas são realizadas às terças e quintas. O horário das atividades nas quatro unidades é de 13h30m às 16h30m. Entre as oficinas oferecidas aos jovens estão teatro, cultura, dança, esporte, cidadania, direitos humanos, saúde, trabalho e meio ambiente. No dia 28 de maio passado, os jovens do projeto realizaram uma passeata pelas ruas do Centro e de Campos Elíseos com o objetivo de reforçar junto à população a importância de se preservar o meio ambiente.
Palavras chaves: INCLUSÃO SOCIAL