° Minº Max

22/03/2012

Encontro em Mauá debate construção de pequenas centrais hidroelétricas na região

AMAR defende que prefeituras participem da discussão

Crédito: André Sodré - ACOM/PMR

A AMAR (Agência de Meio Ambiente de Resende) representará a Prefeitura no I Fórum do Rio Preto. O evento acontece nesta sexta-feira, dia 23, no antigo Clube de Visconde de Mauá, de 8 às 17 horas. O fórum é organizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, e tem como objetivo debater possíveis impactos que a construção das PCHs (Pequenas Centrais Hidroelétricas) na calha do Rio Preto poderá causar ao meio ambiente e, consequentemente, ao dia a dia das comunidades da região. Além da Prefeitura de Resende, o evento conta com o apoio da AGEVAP (Agência do Vale do Paraíba), INB (Indústrias Nucleares do Brasil) e Hotel Bühler. O antigo Clube de Visconde de Mauá fica na Rua Venceslau Braz (sem número), no distrito de Mauá (foto). Aberto à população, o encontro terá as presenças de representantes da ANA (Agência Nacional de Águas), do IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis), da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e do Ministério Público Federal.

De acordo com o presidente da AMAR e membro da diretoria do Comitê, Paulo José Fontanezzi, o projeto aprovado pelo Governo Federal prevê a construção de duas Pequenas Centrais Hidroelétricas. Pelo planejamento da União, as unidades seriam instaladas ao longo do Rio Preto, entre o distrito da Fumaça e a cidade mineira de Passa Vinte. Por meio deste debate, segundo Fontanezzi, será possível saber de que maneira o projeto vem sendo conduzido, "já que até agora não se verifica uma discussão mais ampla com a participação dos municípios envolvidos".

- É de fundamental importância que as prefeituras, os segmentos organizados da sociedade e a população de uma maneira geral tenham acesso aos estudos realizados sobre este assunto, principalmente no que se refere aos impactos ambientais das obras na região - disse o presidente da AMAR - disse Fontanezzi.

A programação do I Fórum do Rio Preto se iniciará às 9 horas com o credenciamento dos participantes. Em seguida estão previstas a cerimônia da abertura oficial (9 às 10 horas), realização de debates (10 horas às 12h30m), almoço (12h30m às 13h30m), quinta reunião ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul e elaboração da Carta do I Fórum do Rio Preto (13 às 17 horas) e encerramento (17 horas).

Palavras chaves: PROJETO DO GOVERNO FEDERAL