18/05/2009

Encontro debate linhas de crédito para produtores rurais

Reunião acontecerá nesta quinta-feira em Resende

Encontro debate linhas de crédito para produtores rurais

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

Através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Interiorização, a Prefeitura promove nesta quinta-feira, dia 21 de maio, às 16 horas, um encontro com produtores rurais da cidade visando esclarecer este segmento sobre as linhas de crédito do Banco do Brasil disponibilizadas para atividades do setor. A reunião – que acontecerá no auditório do Sindicato Rural de Resende – tem o apoio do escritório local da EMATER-RJ (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro); da ACIAR (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Resende) e do próprio Sindicato Rural. Cerca de cem produtores do município são esperados para o encontro, o qual contará com a presença de representantes do Banco do Brasil.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural e Interiorização da Prefeitura, José Antônio de Carvalho Pinto, durante a reunião desta quinta-feira os produtores vão tomar conhecimento das linhas de crédito disponibilizadas pelo Banco do Brasil através do Programa DRS (Desenvolvimento Regional Sustentável). Entre as atividades para as quais o DRS oferece linhas de crédito estão as seguintes: pecuária leiteira e de corte; fruticultura; apicultura; cultivo de mandioca e horticultura (plantação de hortaliças). O DRS tem como objetivo básico estimular ações de geração de renda e de trabalho, além de incentivar a organização dos produtores em cooperativas e associações, entre outras finalidades.

- A participação dos produtores neste encontro vai ser muito importante, pois a reunião significa outro passo da administração do prefeito José Rechuan em busca do desenvolvimento cada vez maior da atividade rural no Município. É preciso que os produtores tenham todas as informações sobre a existência destas linhas de crédito e principalmente saibam os caminhos que devem ser percorridos com o objetivo de obter os financiamentos existentes. Esta é a proposta essencial do encontro desta semana – disse o secretário José Antônio, acrescentando que as atividades provenientes do Programa DRS do Banco do Brasil são definidas de acordo com a vocação de cada região.

VACINAÇÃO – Os produtores rurais de Resende têm até o dia 31 de maio para vacinarem o rebanho bovino contra a febre aftosa. A campanha, que foi lançada oficialmente na cidade no dia 30 de abril, pretende imunizar 40 mil animais no Município. O secretário José Antônio reafirma a importância da vacinação e lembra que há pelo menos 20 anos não se registra casos da doença em Resende. A responsabilidade pela imunização é do próprio produtor, que deve adquirir as doses em estabelecimentos previamente credenciados.

- Devemos lembrar que a vacinação é obrigatória e o produtor que não adotar este procedimento pode receber uma multa de R$ 3,68 por cada animal não imunizado. No caso dos produtores de pequeno porte, eles podem solicitar a ida de um técnico da Prefeitura às propriedades para aplicar as doses da vacina em seus animais, desde que agendem a visita na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Interiorização, através do telefone 3360-7502 – concluiu José Antônio.

Palavras chaves: DESENVOLVIMENTO