28/06/2010

Ações do setor estão sendo coordenadas pela Secretaria Municipal de Indústria

Encontro debate linhas de crédito para artesãos do Município

Crédito: Divulgação - ACOM/PMR

Artesãos de Resende estão tendo a oportunidade de desenvolver os seus trabalhos com o apoio da Prefeitura. Há cerca de três meses, as ações no setor, que eram desenvolvidas pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, passaram a ser coordenadas pela Secretaria Municipal de Indústria, Tecnologia e Serviços, dentro da reforma administrativa implantada no começo deste ano pelo prefeito José Rechuan (DEM). Um dos resultados concretos do trabalho da pasta pelo segmento foi a realização de um encontro em maio na CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), que reuniu cerca de 150 artesãos. O encontro ocorreu em parceria com o Banco do Brasil, a EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro) e o SEBRAE (Serviço de Apoio à Pequena e Média Empresa). Além disso, recentemente, o Município de Resende esteve representado em dois grandes eventos: os Salões Nacional (foto) e Estadual do Turismo e Artesanato, realizados, respectivamente, nas cidades de São Paulo e Paraty. Em ambos os eventos, os artesãos de Resende apresentaram peças produzidas com fibra de bananeira, material utilizado por muitos profissionais da cidade. Para o secretário municipal de Indústria, Tecnologia e Serviços, Edgar Moreira, a participação de artesãos do município nos dois encontros “representou uma oportunidade de grande importância para a divulgação e a comercialização das peças produzidas no Município”. No caso do encontro de artesãos ocorrido na CDL de Resende, Edgar avaliou que “o evento demonstrou o comprometimento da Prefeitura em valorizar o segmento enquanto setor de grande importância para os setores da cultura e do desenvolvimento econômico da cidade”. Durante a realização dos dois encontros, a Prefeitura cadastrou mais de cem artesãos, os quais preencheram um formulário do Programa do Artesanato Brasileiro, que é desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. - Através deste cadastramento, poderemos a partir de agora manter um contato regular com os artesãos, informando-lhes, por exemplo, sobre os eventos e as linhas de crédito disponíveis para o setor. Estamos também reforçando nosso trabalho no sentido de definir uma identidade artesanal de nosso município. Por isso, vamos apresentar novas técnicas e materiais característicos da cidade para que os artesãos da cidade possam também realizar trabalhos utilizando estes materiais – explicou o secretário. A cessão das estações ferroviárias de Campos Elíseos e do distrito de Engenheiro Passos para a Prefeitura foi lembrada novamente por Edgar como outros dois passos importantes visando estimular o segmento artesanal do Município. As duas unidades vão ser transformadas em breve em Centro de Informações Turísticas e Artesanais para a divulgação de peças produzidas por artesãos de Resende e das outras cidades que formam o Projeto Cercanias. Implantado em julho do ano passado pela Prefeitura de Resende, o Cercanias reúne 15 prefeituras do eixo Rio-São Paulo-Minas Gerais, tendo como objetivo a realização de ações conjuntas pelo crescimento integrado destes municípios.
Palavras chaves: DESENVOLVIMENTO