Resende

11° Min26º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública Disque 100

Notícia

26/07/2011

Encontro debate criação do Centro Integrado de Segurança em Resende

Prefeitura amplia número de câmeras de monitoramento na cidade

Encontro debate criação do Centro Integrado de Segurança em Resende

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

       A Prefeitura, por meio da Superintendência Municipal de Ordem Pública, realiza nesta quarta-feira, dia 27,  mais uma reunião do GGIM (Gabinete de Gestão Integrada do Município), um dos segmentos ligados ao Plano Municipal de Ordem Pública.

        O encontro – que acontecerá às 15 horas, no plenário da Câmara de Vereadores – vai ter como objetivo principal debater a implantação do CISP (Centro Integrado de Segurança Pública do Município).

 Estão previstas as participações de autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; de representantes das Polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária, além da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras); diretores de empresas privadas; e dirigentes de segmentos organizados da sociedade, como entidades de classe e instituições comunitárias.

Outro assunto previsto pela pauta do encontro é a instalação do Balcão de Direito Itinerante, que provavelmente vai funcionar na Cidade Alegria para atender as famílias residentes em comunidades desta região do Município.

        Segundo o superintendente municipal de Ordem Pública, José Antônio dos Santos, a proposta de implantação do CISP (Centro Integrado de Segurança Pública) do Município visa agregar os órgãos de segurança da cidade, incluindo o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, para a realização de um trabalho integrado no setor.

 Ele lembrou que uma das ações concretas dentro desta proposta já acontece em Resende por meio de uma parceria da Prefeitura com a Polícia Militar: a Central de Monitoramento instalada no Centro Administrativo da Beira-Rio, que registra imagens captadas em 21 pontos do Município contemplados com a instalação de câmeras de segurança.   

        -  O fortalecimento do trabalho integrado entre as forças de segurança proposto pela Centro Integrado de Segurança Pública do Município visa melhorar ainda mais a eficiência e reduzir o tempo na resposta às demandas apresentadas pela comunidade, agilizando dessa maneira os procedimentos em determinadas ocorrências policiais  – explicou o superintendente.

        José Antônio destacou que, no âmbito do município de Resende, o Gabinete de Gestão Integrada do Plano Municipal de Ordem Pública, cujas ações foram retomadas em fevereiro de 2009 pela administração do prefeito José Rechuan (DEM), tem proporcionado a realização de ações na área de segurança a partir de propostas encaminhadas pela própria população, especialmente planos, programas e ações conjuntas voltadas para a prevenção dos delitos e a repressão da criminalidade em determinadas áreas.

        Entre as ações preventivas desenvolvidas por meio do GGIM estão a formação do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública no Médio Paraíba; a inclusão de Resende no PRONASCI (Programa Nacional de Segurança com Cidadania); a chegada de novas viaturas para a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar; a reabertura do posto do IML (Instituto Médico Legal); a melhoria dos programas de atendimento aos dependentes químicos; a realização de cursos de capacitação dos guardas municipais (foto); e o Iº Seminário Municipal Sobre Segurança Pública, que contou, inclusive, com a presença do secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame; além da aquisição de novos veículos para a Guarda Municipal, do lançamento da Campanha Viva Sem Drogas e da implantação do sistema de monitoramento por câmeras de vigilância.

        - Inicialmente, a Prefeitura instalou 19 câmeras em pontos estratégicos das regiões da Grande Alegria, do Manejo, da área central de Resende e do Paraíso. Numa segunda etapa, mais duas câmeras foram instaladas, uma próxima ao Rodoshopping Graal, na entrada de Resende, e a outra no Terminal Sul, na Cidade Alegria, ampliando assim as medidas de prevenção contra a violência. E o processo de implantação das câmeras foi amplamente debatido com a comunidade – acrescentou o superintendente.

 

Palavras chaves: ORDEM PÚBLICA
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados