Resende

18° Min34º Max

Selo prevenção do site

Notícia

10/11/2009

Encontro de prefeitos em Resende debate segurança pública

Reunião será realizada nesta quarta-feira, às 10 horas

Encontro de prefeitos em Resende debate segurança pública

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

        Prefeitos de 12 municípios que formam a região do Médio Paraíba estarão reunidos em Resende, nesta quarta-feira, dia 11. Eles irão conhecer os detalhes  do PRONASCI (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), desenvolvido pelo Governo Federal, através do Ministério da Justiça. O encontro está marcado para às 10 horas, no plenário da Câmara de Vereadores de Resende. Além do prefeito José Rechuan (DEM) – foto e do diretor de Ordem Pública do Município, José Antônio dos Santos – Ed Murph, estarão presentes o assessor federativo do Ministério da Justiça, Juarez Pinheiro, e o representante do PRONASCI no Estado do Rio de Janeiro, Willian Resende.  

            Outros prefeitos que confirmaram as suas presenças foram Luis Carlos Ypê (Itatiaia), Jorge Serfiotis (Porto Real), José Laerte (Quatis), José Renato (Barra Mansa), Antônio Francisco Neto (Volta Redonda), Antônio Carlos Leite Franco (Pinheral), José Luis Anchite (Barra do Piraí), Arthur Henrique Gonçalves Ferreira, o Tutuca (Piraí), Vicente de Paula de Souza Guedes (Valença), Raul Machado (Rio Claro) e Luis Carlos Ferreira dos Reis (Rio das Flores).         

        Rechuan explica que o PRONASCI articula ações de enfrentamento à criminalidade com políticas que priorizam a prevenção, buscando eliminar as causas da violência, “sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública”.

        - Este encontro vai ser de grande importância. Ele pode ser considerado o primeiro passo visando viabilizar a criação de um Consórcio Intermunicipal de Segurança através de ações que possam ser desenvolvidas de forma conjunta entre os municípios. A realização de ações integradas em todos os serviços essenciais são hoje primordiais no sentido de oferecer uma vida com mais qualidade à população – disse o prefeito.

        De acordo com o diretor de Ordem Pública da Prefeitura de Resende, José Antônio dos Santos, o Ed Murphy, o PRONASCI é composto por 94 ações que envolvem a União, estados, municípios e a comunidade. Entre elas, ele cita a modernização do sistema de segurança pública e a valorização de seus profissionais; a ressocialização de jovens com penas restritivas de liberdade e egressos do sistema prisional; inclusão do jovem em situação infracional ou criminal nas políticas sociais do governo; enfrentamento à corrupção policial; promoção dos direitos humanos; recuperação de espaços públicos degradados por meio de medidas de urbanização.

            - Através deste consórcio, poderemos elaborar um plano de ação conjunta entre os municípios,  integrando-os aos programas oferecidos pelo PRONASCI – explica Ed Murphy. 

 

Palavras chaves: AÇÃO INTEGRADA
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados