05/06/2009

Encontro de prefeitos debate desenvolvimento integrado

Reunião será realizada domingo, às 9 horas, na Casa de Cultura

Encontro de prefeitos debate desenvolvimento integrado

Um encontro marcado para este domingo, dia 07 de junho, a partir de 9 horas, no salão nobre da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, reunirá prefeitos de várias cidades dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. A reunião, que está sendo coordenada pela Prefeitura de Resende, terá como objetivo debater um projeto integrado de desenvolvimento nas áreas de cultura, turismo, indústria e comércio, aproveitando as potencialidades específicas de cada uma das cidades representadas. O projeto se denomina Cercanias – Encontro de Cultura e Desenvolvimento. O encontro contará com a presença do prefeito José Rechuan (DEM).

Do estado do Rio, foram convidados também os prefeitos de Itatiaia, Porto Real, Quatis e Barra Mansa. Já do estado de São Paulo são esperadas as participações dos prefeitos de Areias, São José do Barreiro, Arapeí, Bananal e Queluz. De Minas Gerais deverão participar os prefeitos de Itamonte, Itanhandú, Passa Quatro, Passa Vinte e Bocaina.

De acordo com o secretário executivo da Prefeitura de Resende, Edgar Moreira, responsável pela organização do encontro, o projeto está sendo elaborado em conjunto com a UFRJ (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), que será representada na reunião pelo professor Willian Resende.

- A proposta da Prefeitura de Resende é desenvolver uma ação integrada dos municípios do eixo Rio-São Paulo e Minas que ficam próximos um do outro, resgatando os valores culturais e estimulando o desenvolvimento dos segmentos do comércio, da indústria e do turismo, através da implantação de um pólo regional. Os municípios convidados apresentam vocações nestes setores que se completam, o que favorece diretamente a concretização da nossa proposta. É preciso destacar ainda os benefícios diretos que o projeto trará para as cidades que formarem este pólo regional, sendo os principais deles a geração de empregos e o crescimento da arrecadação – disse Edgar.
Palavras chaves: UNIÃO