Resende

18° Min34º Max

Selo prevenção do site

Secretaria de Saúde

15/05/2012

Encontro cultural celebra Dia de Luta Antimanicomial

Acontece nesta sexta-feira o II Sarau de Portas Abertas, na Praça Oliveira Botelho

Encontro cultural celebra Dia de Luta Antimanicomial

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

         A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Saúde Mental, realiza nesta sexta-feira, dia 18, a partir das 9 horas, o II Sarau de Portas Abertas - encontro cultural que acontece na Praça Oliveira Botelho, marcando a passagem do Dia da Luta Antimanicomial. A programação inclui apresentação de música, poesia, teatro e exposição de fotografias. Os trabalhos foram produzidos pelos próprios usuários dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).

        Simultaneamente ao evento na Praça, será exibido na sala de projeções do Colégio Estadual Dr. João Maia, também localizado na Praça Oliveira Botelho, o curta metragem "E por falar nisso... - Saúde Mental", que prestará uma homenagem ao Centenário de Luiz Gonzaga. De acordo com a diretora do Programa de Saúde Mental do Município, Ângela Monteiro, o Dia da Luta Antimanicomial é comemorado nesta data porque marca a mudança do modelo de tratamento em saúde mental no Brasil.

        - O modelo atual tira o paciente do isolamento, que é característico da internação, e humaniza o tratamento trazendo a pessoa com transtornos mentais para perto da família, favorecendo assim a sua inclusão social - explica Ângela.

        Em Resende, o Programa de Saúde Mental é formado pelo CAPS Casa Aberta, que atende adultos com transtornos mentais; CAPSad (Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e outras drogas), que atende maiores de 18 anos que sofrem de dependência química; e o CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil), que presta assistência às crianças e aos adolescentes com transtorno mental e que sofrem do uso abusivo do álcool  e outras drogas.

        As três unidades contam com serviços de psicoterapeuta, clínico geral e psiquiatra. Nas unidades eles participam de atividades terapêuticas indicadas pelos profissionais do Centro, como psicoterapia e oficinas terapêuticas de música, teatro e artesanato, que dão aos pacientes a oportunidade de manifestar seus sentimentos e desenvolver suas habilidades.

Palavras chaves: SAÚDE
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados