06/05/2015

Encontro com secretário estadual debate o desenvolvimento do esporte na região das Agulhas Negras

Secretário elogiou Resende por gestão das políticas do esporte

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Marco Antônio Cabral, fez referência ao Município de Resende como "cidade exemplo de boa gestão das políticas para o esporte". A declaração aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 6, durante um encontro com secretários de Esportes das cidades de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis, municípios que formam a região das Agulhas Negras. O encontro aconteceu no Espaço Z.

A vinda do secretário a Resende foi motivada por um encontro ocorrido no Rio, no mês passado, com a deputada estadual e primeira-dama do Município, Ana Paula Rechuan (PMDB), e o secretário de Esporte e Lazer de Resende, Fernando Menandro. O objetivo é dar oportunidade aos Municípios da região de conhecer os projetos do governo do estado voltados para o interior.

Durante a reunião desta quarta-feira, Cabral citou ainda a conquista do prefeito José Rechuan do prêmio Prefeito Empreendedor do SEBRAE, recebido no ano passado na categoria Pequenos Negócios Gerados pelo Esporte como uma comprovação da eficiência das políticas públicas desenvolvidas no setor pela administração municipal.

- Fiquei bastante surpreso e ao mesmo tempo feliz ao tomar conhecimento das realizações da Prefeitura, através da Secretaria de Esporte, e de como conduz a lei de Incentivo ao Esporte no Município - declarou o secretário.

Marco Antônio Cabral informou que vem sendo elaborado um planejamento estratégico para o desenvolvimento do esporte em todo o estado. Uma das propostas é o retorno dos Núcleos de Esportes com o objetivo de implantar modalidades esportivas nos municípios.

Ele disse ainda que um dos objetivos da secretaria é de contemplar até 2018 todos os 92 municípios com, pelo menos, um projeto desenvolvido pelo Estado. Cabral garantiu também que dentro de sessenta dias deve ser publicado um edital do Esporte com detalhes sobre como prefeituras e instituições como ligas desportivas poderão pleitear a participação de projetos esportivos mantidos pela Secretaria estadual.

Para Fernando Menandro, o encontro serviu para aproximar as políticas de esporte do governo do estado com o interior, abrindo perspectivas de um desenvolvimento significativo do esporte no estado como um todo, e principalmente, na região das Agulhas Negras.

- Resende vem se mostrando um caso especial no fomento ao esporte em várias modalidades e na promoção de eventos. O governo José Rechuan vem provando que o esporte pode ser um grande condutor do fortalecimento da economia de um Município, prova disso é o setor de turismo que a cada evento atrai mais turistas - afirmou.

Participaram do encontro desta manhã a deputada estadual Ana Paula Rechuan, o subsecretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Cyro Delgado, o subsecretário Adjunto de Programas Sócio-Esportivos, Marcos Felipe Carvalho; os secretários de Esportes de Resende; de Itatiaia, Jarbas Júnior; de Quatis, Tadeu de Paula, e representando Porto Real, Álvaro de Oliveira, além de atletas e representantes do esporte em Resende.

Palavras chaves: ESPORTE