24/01/2012

Encontro com lideranças comunitárias apresenta dados da dengue em Resende

Reunião será realizada nesta quinta-feira

Encontro com lideranças comunitárias apresenta dados da dengue em Resende

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM / PMR

O prefeito José Rechuan (PP) participa nesta quinta-feira, dia 26, às 9 horas, de um encontro com agentes comunitários de saúde e presidentes de associação de moradores. Na foto, um dos mutirões de limpeza contra a dengue promovidos no ano passado pela Prefeitura.

Durante a reunião, que acontecerá no auditório do Sindicato Rural do Município, em frente ao Resende Shopping, a Secretaria Municipal de Saúde apresentará dados relativos à situação da dengue na cidade, além de informar os agentes e lideranças comunitárias sobre o uso do inseticida malathion no trabalho de bloqueio em residências com casos confirmados da doença. A utilização do inseticida foi determinada pela Secretaria estadual de Saúde.

- É necessário que toda a população esteja engajada nesta luta para diminuir os riscos de novos casos de dengue em nossa cidade – afirmou o secretário municipal de Governo, José Antônio dos Santos, coordenador do Comitê contra a Dengue da Prefeitura, instituição que coordena o trabalho integrado entre as secretarias municipais na prevenção e combate à doença.

O aumento no índice de infestação de larvas do mosquito transmissor da dengue em Resende tem preocupado as autoridades de saúde do Município. Segundo levantamento do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), no início de janeiro, o percentual foi de 0,9 por cento, sendo que o nível considerado aceitável pelo Ministério da Saúde é de um por cento.

Apesar do índice de Resende ainda ser considerado de baixo risco, os números revelam um crescimento da infestação, já que o resultado do balanço feito em outubro do ano passado ficou em 0,2 por cento.

Esse dado levou a Secretaria Municipal de Saúde a prever uma situação de alerta no mês de março.  Uma das medidas previstas pela Prefeitura para o combate à doença é o trabalho de inspeções regulares aos imóveis do Município, realizado por agentes sanitários do CCZ durante o ano todo. O trabalho conta com o apoio dos agentes comunitários de saúde.

Durante as visitas, os vigilantes sanitários controlam os focos do mosquito transmissor da dengue e orientam os moradores e proprietários sobre as medidas de prevenção ao vetor, como evitar o acúmulo de água parada e manter caixas d'água sempre fechadas.

Segundo o coordenador do CCZ, Márcio Luciano Mendes, cerca de 80 por cento dos focos estão dentro das residências.

- A comunidade deve redobrar a atenção, pois sem o empenho da população, o trabalho da Prefeitura não consegue evitar o surto da doença em Resende. O índice de reincidência é muito alto. Os agentes do CCZ passam nas residências, encontram larvas, fazem o controle e quando retornam, na inspeção seguinte, a situação continua a mesma – destaca o coordenador.

Durante o encontro de quinta-feira, no Sindicato Rural, o veterinário Rafael Resende Carvalho, do CCZ, fará uma apresentação para explicar os cuidados que devem ser adotados com o uso do inseticida malathion.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, o produto é mais eficaz no combate ao mosquito transmissor da doença.

Palavras chaves: PREVENÇÃO