Comunicação Social e Eventos

13/11/2014

Empresas do setor automotivo da região conhecem trabalho do Sine Resende

Intermediação de mão de obra especializada através do SINE norteia encontro

Empresas do setor automotivo da região conhecem trabalho do Sine Resende

Crédito: Divulgação - SMTR/PMR

A Prefeitura Municipal de Resende, através da Secretaria de Trabalho e Renda, participou na última terça-feira, dia 11 de novembro, do Workshop Parcerias Estratégicas, desenvolvido pelo Cluster Automotivo do Sul Fluminense, realizado no auditório da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) de Resende, no bairro Jardim Jalisco.

O Município foi convidado para demonstrar aos empresários como é o funcionamento do posto do Sistema Nacional de Emprego (SINE) da cidade, mantido pela parceria entre os governos do estado e do município. O evento foi dividido em apresentações sobre o Cluster e os SINEs de Resende e Porto Real, seguido de debate sobre como empresas e poder púbico podem criar estratégias para alocar cada vez mais empregados nas empresas do setor automotivo.

- O Cluster Automotivo representa as principais montadoras e empresas do setor automotivo e metal-mecânico das Agulhas Negras. Nesta reunião realizada na Firjan os empresários buscavam conhecimento sobre a metodologia do SINE Resende, como podem se beneficiar requerendo através do cadastro do balcão de emprego novos profissionais especializados - afirma o secretário de Trabalho e Renda de Resende, Kiko Besouchet.

Responsável pela apresentação do SINE Resende, a diretora Cláudia Balieiro explicou sobre a legislação de criação do posto, sua estrutura e atividades desenvolvidas. O SINE Resende é composto por equipe de 23 funcionários que trabalham diariamente nas funções de atendimento (10), captação de vagas (7), convocação de candidatos (4), psicóloga (1) e chefia.

- Com os investimentos em reformulação de equipamentos e qualificação de servidores o total de atendimentos só faz crescer. Demonstramos que é a intenção do governo de Resende ser parceiro das empresas instaladas na cidade e região. Através do SINE milhares de candidatos são indicados anualmente aos postos de trabalho através da IMO - Intermediação Mão de Obra. O SINE indica os candidatos conforme seu perfil profissional à vaga existente - argumenta Cláudia Balieiro, lembrando que o Sine também orienta os empregados sobre entrevistas de emprego.

O Cluster Automotivo reúne as empresas AKC Aethra, Benteler, BMB, Carese, Continental, CSN Galvasud, Faurecia, MAN Latin America, MA Automotive, Maxion, Meritor, Michelin, Nissan, Powertrain, PSA Peugeot-Citroën, Remon e Suspensys. O setor representa cerca de 15 mil empregos diretos e outros 30 mil indiretos.

Palavras chaves: EMPREGO