11/01/2012

Secretário de Segurança do Estado se reúne com moradores do bairro Toyota

Em visita a Resende, Beltrame destaca integração da Prefeitura com a Polícia

Crédito: Jorge Trindade - ACOM PMR

O prefeito José Rechuan (PP) e o secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, participaram na manhã desta quarta-feira, dia 11 de janeiro, no bairro Toyota, de um café comunitário com moradores.

No evento, Beltrame (à direita de Rechuan) destacou que as ações realizadas de forma integrada no Município, pela Prefeitura e as Policias Militar e Civil, contribuíram para a redução dos índices de criminalidade na cidade.

- Vejo como muito positivo os trabalhos que vêm sendo feito em Resende, e temos como exemplo a redução nos índices. Isso mostra o resultado de todo o trabalho que é feito pela Prefeitura, e também pelas polícias – afirmou o secretário Beltrami.

Em seu pronunciamento, o prefeito José Rechuan ressaltou a importância das parcerias da Prefeitura de Resende com o Governo do Estado em diversos setores no Município, incluindo na área da segurança pública, “cuja realização é fruto também da atenção do secretário para com a cidade”.

- Antes, se comemorava até a chegada de carro usado vindo do Rio de Janeiro, e agora a realidade é outra. Em setembro de 2010, nosso Município recebeu 30 viaturas novas para o Batalhão da PM, que aumentou seu efetivo e sua atuação nas ruas - disse o prefeito.

Além disso, o prefeito destacou outras ações efetivas concretizadas por meio do trabalho conjunto da Prefeitura com a administração do governador Sérgio Cabral (PMDB) na área da segurança pública, como a reabertura do IML (Instituto Médico Legal); a implantação do Gabinete de Gestão Integrada; e o funcionamento do sistema de monitoramento por câmeras de vigilância, cuja captação de imagens é feita 24 horas por dia com o apoio da Polícia Militar, além da realização da Campanha de Desarmamento no final do ano passado.

Rechuan pediu ainda o apoio do secretário de Segurança para a construção de um novo posto da Polícia Rodoviária Federal na Via Dutra, no trecho que corta Resende, como forma de ampliar as ações de combate ao tráfico de drogas.

De acordo com o estadual José Mariano Beltrame, que visitou o Município pela segunda vez durante a administração do prefeito José Rechuan, “a participação em cafés da manhã comunitários é uma prática importante para que se possa ouvir a comunidade, assumir erros e apresentar respostas”.

- Pretendo visitar a partir de agora alguns municípios pólos do estado. Quero ouvir o que esperam da segurança pública, porque com isso podemos buscar meios para resolver. Estou aqui porque quero resolver os problemas  - destacou Beltrame, acrescentando que quanto ao pedido de Rechuan sobre o posto da Polícia Rodoviária, o assunto será encaminhado diretamente por ele ao governador Sérgio Cabral e ao vice-governador Luiz Fernando de Souza Pezão, ambos do PMDB.

Outro projeto defendido por Rechuan – a instalação de programas sociais voltados à juventude – também foi ressaltado como importante pelo secretário de Segurança, que prometeu buscar o apoio da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro visando à formalização de parcerias neste sentido.

Frisando que a Prefeitura de Resende já vem desenvolvendo ações voltadas à capacitação profissional do Município, o presidente da Associação de Moradores do Jardim Primavera e Toyota, Tiago Vieira Martins da Silva, destacou a necessidade dos projetos dentro deste setor serem ampliados “para que um número ainda maior de jovens sejam contemplados”.

A instalação de casas de custódia no interior do Estado e o projeto das UPPs (Unidades de Policiamento Pacificadora) foram outros assuntos comentados pelo secretário de Segurança na visita ao Município.

Participaram também do encontro, realizado na unidade do CRAS do bairro Toyota (Centro de Referência da Assistência Social), cerca de cem pessoas. O encontro contou também com as presenças do delegado da 89ª Delegacia de Polícia Civil (Resende), Marco Antônio Drucker; do comandante do 5º Comando de Policiamento de Área da PM, coronel Cezar Tanner; do presidente do Instituto de Segurança Pública, tenente-coronel Paulo Teixeira; do superintendente de Ordem Pública da Prefeitura, José Antônio dos Santos; da secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Marly Ceccoline Cortona; do diretor da Defesa Civil de Resende, Lindomar Miranda; do vereador Jeremias Casemiro, Mirim (DEM); e o presidente da Associação de Moradores do Jardim Primavera e Toyota, Tiago Viera Martins de Silva.
Palavras chaves: MÃOS DADAS