Resende

17° Min32º Max

Selo prevenção do site

Notícia

15/12/2011

Em menos de dois meses, UPA já registrou mais de sete mil atendimentos

Unidade de Pronto Atendimento está capacitada para atender 50 mil pessoas

Em menos de dois meses, UPA já registrou mais de sete mil atendimentos

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

             Em apenas dois meses de funcionamento, desde o dia 07 de outubro deste ano, quando foi inaugurada, até o dia 07 de dezembro, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Resende (foto) registrou mais de sete mil atendimentos, a grande maioria de moradores da Grande Alegria, região na qual a unidade está instalada.

            Com capacidade para atender mais de 50 mil pessoas, a UPA foi construída no Município por meio de um convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado.

             A entrada em funcionamento desta nova unidade hospitalar em Resende vem contribuindo de forma direta para a redução do número de atendimentos no Hospital Municipal de Emergência. A redução nesta instituição foi de aproximadamente 20 por cento desde quando a UPA começou a funcionar.

              Atualmente, o Hospital de Emergência vem atendendo uma média diária de 200 pacientes. A expectativa da Prefeitura é de que o movimento no hospital diminua ainda mais após a inauguração do Pronto Atendimento do Paraíso, ocorrida no dia 03 deste mês.

              O prefeito José Rechuan (PP) destaca que a principal finalidade do Hospital de Emergência é atender os casos de urgência, incluindo as vítimas de acidentes no trecho da Via Dutra que corta Resende. Visando tornar mais rápido o atendimento no Hospital de Emergência para estas situações, a Prefeitura vem realizando desde 2009 uma série de melhorias na unidade.

              Ao mesmo tempo, começou a construir e reformar postos de saúde visando assegurar o atendimento aos moradores nos próprios bairros, sem a necessidade de se dirigir ao Hospital de Emergência para casos considerados de ambulatório. Paralelo a estes trabalhos, a administração municipal inaugurou a UPA e o Pronto Atendimento do Paraíso.

              - A Grande Alegria e a Grande Paraíso são regiões que concentram vários bairros e milhares de famílias. Antes, estas pessoas, principalmente no período da noite, aos sábados, domingos e feriados precisavam se deslocar até o Hospital de Emergência em busca de atendimento médico. Com a UPA e a unidade do Paraíso funcionando diariamente 24 horas por dia, levamos a assistência médica de urgência para mais perto dos moradores. Não há dúvida de que a reforma e a construção de novos postos de saúde vem contribuindo para a diminuição na demanda do Hospital de Emergência - avaliou o prefeito.

             A UPA da Grande Alegria conta com 23 leitos e oferece atendimento médico e odontológico de urgência, medicamentos, exames laboratoriais, raio X, eletrocardiograma e internações por 24 horas.

              O quadro funcional da unidade é formado por seis médicos, entre pediatras e clínicos gerais. A unidade tem também uma ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) à disposição em tempo integral.

             As obras começaram no ano passado e representaram um investimento de R$ 2,6 milhões, custeados pelo Governo Federal e o Governo do Estado. A Prefeitura cedeu o terreno para a construção da UPA, realizou serviços de urbanismo na área da unidade, construiu o estacionamento para ambulâncias de demais veículos e coordenou o processo de contratação de funcionários.

           Por determinação do prefeito José Rechuan, a Superintendência de Transporte e Trânsito da Prefeitura também solicitou à empresa São Miguel duas linhas de ônibus para circular pela UPA com o objetivo de facilitar o acesso das pessoas ao atendimento médico.

          As linhas que passam  pelo local são as seguintes: 165 (Jardim Primavera-AMAN) e 330 (Engenheiro Passos-Resende), via Acesso Oeste.

 

 

Palavras chaves: Saúde
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados