Esporte e Lazer

08/01/2019

EM COMBATE À PEDOFILIA, RESENDE SEDIA CORRIDA INFANTIL NO PRÓXIMO DIA 20

Evento, realizado em parceria com a Polícia Federal, terá largada no Parque das Águas e vai contar com atividades infantis, praça de alimentação e estandes

EM COMBATE À PEDOFILIA, RESENDE SEDIA CORRIDA INFANTIL NO PRÓXIMO DIA 20

Crédito: Carina Rocha

A Prefeitura de Resende, em parceria com a Polícia Federal, Sesc e Senac, vai realizar no próximo dia 20, uma corrida especial que prevê o combate à Pedofilia, crime que vem crescendo de forma gradativa, principalmente nas redes sociais. A iniciativa vai contar com a participação de instituições importantes de todo país, como a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Militar, Federal, Rodoviária Federal e diversas outras entidades. Além disso, a Federal Kids reunirá abordagens sociais, atividades infantis, como brinquedos infláveis, recreação e uma praça de alimentação variada.

De acordo com a organização do evento, várias tendas e estandes vão ser instalados no Parque das Águas, abordando diferentes vertentes, mas que envolvam a importância do debate acerca da pedofilia. O prefeito Diogo Balieiro Diniz ressalta que, embora o evento tenha grande relevância esportiva, já que trata-se de uma corrida entre pais e filhos, é muito importante que as pessoas visitem os estandes e absorvam o verdadeiro conteúdo da iniciativa, que é o combate aos crescentes casos de pedofilia no Brasil.

- A melhor maneira para combatermos um problema grave como este, é debatermos em sociedade. Com a realização do evento, conseguimos reunir os principais atores do cenário da pedofilia, que são as crianças, pais, responsáveis e a comunidade em geral. Através do esporte e de abordagens sociais pretendemos sensibilizar o máximo de pessoas em nosso município. - conta o prefeito.

Inscrições esgotadas

O evento já é um sucesso em Resende e prova disso é que, faltando menos de quinze dias para a realização da Federal Kids, as inscrições já esgotaram. Para participar do evento, cada inscrito deverá doar quatro quilos de alimentos não perecíveis, entregues no momento da retirada de kits, que vai acontecer nos dias 18 e 19 de janeiro, na sede do Senac Resende. Na sexta, 18, a unidade vai distribuir os kits das 14h às 21h. Já no sábado, 19, o período de distribuição vai ser pela manhã, das 8h às 14h.

Ainda segundo a organização da corrida, todas as crianças inscritas no evento, além de receberem um kit, com blusa, número de identificação, mochilas e outros itens, podem chegar ao local com antecedência, para participarem de um exercício de alongamento oferecido pelo Sesc, em parceria com os educadores físicos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Programação

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, irá participar  do evento com tendas e materiais informativos sobre a pedofilia. Além disso, agentes da secretaria vão estar no local para sanar as dúvidas da população sobre situações que devem ser denunciadas, a qual instituição recorrer e quais as medidas a serem tomadas se o crime acontecer.

De acordo com a programação, a corrida será dividida por categorias, de acordo com a idade dos jovens atletas, e terá início às 8h, quando será feita a largada para as crianças até seis anos, que farão um percurso de 500 metros. Logo em seguida, às 9h, correrão os atletas com idade entre sete e dez anos, que percorrerão a distância de um quilômetro. A última categoria a entrar na pista, às 9h30, será a dos adolescentes entre 11 e 14 anos, que correrão um quilômetro e meio. Todos os participantes deverão fazer os percursos acompanhados de seus pais ou responsáveis.

Ainda dentro da programação, o Sesc em parceria com o Senac irá oferecer atividades culturais e educativas, com música, poesia e teatro. Já no setor de saúde, as instituições vão disponibilizar uma tenda com serviços de massoterapia, aferição de glicemia e pressão. Além disso, oficinas vão ser realizadas no dia do evento, tratando assuntos como reciclagem, educação, a importância da hidratação na infância e o olhar atento dos pais nesta fase.

Palavras chaves: Corrida Kids