Desenvolvimento Rural

19/07/2012

Em agosto, começam novos cursos para produtores rurais

Serão oferecidas capacitações para Turismo Rural, Doma de Eqüinos e Inclusão Digital

Em agosto, começam novos cursos para produtores rurais

Crédito: Secretaria Estadual de Agricultura - Divulgação

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, em parceria com o Sindicato Rural e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), promove no mês de agosto mais três cursos visando aprimorar os conhecimentos dos produtores rurais: Turismo Rural (Roteiros e Trilhas), Doma Racional de Eqüinos e Inclusão Digital. Os cursos fazem parte do Programa de Desenvolvimento e Qualificação da Atividade Rural do Município.

O curso de Turismo Rural (Roteiros e Trilhas) acontece no dia 02 de agosto, das 8 às 17 horas, na sede da Administração Regional em Visconde de Mauá. O objetivo, de acordo com o Técnico em Agropecuária da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, Rodrigo Correia, é agregar valores aos produtos rurais, visando atrair o turista.

Nos dias 20, 21, 22 e 23 de agosto, das 8 às 17 horas, no Rancho Águas Pratas, localizado na Estrada Resende Riachuelo, acontece o curso Doma Racional de Eqüinos. O método, importado dos Estados Unidos, ensina como domar cavalos sem ter que bater, utilizando o carinho e a sabedoria.

Já o curso de informática básica voltado para o produtor rural acontecerá na segunda quinzena do mês de agosto, nas escolas municipais de Visconde de Mauá, Capelinha e Rio Preto, e terá a duração de 16 horas, sendo duas horas por dia.

- O nosso objetivo é oferecer aos produtores o conhecimento necessário para que saibam utilizar o computador, acessar a internet e buscar as informações necessárias para obter melhores resultados na gestão de suas propriedades rurais e negócios - explicou Rodrigo.

Os produtores rurais interessados em participar de qualquer um dos cursos devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, pelo telefone 3360-7502, ou com o Sindicato Rural de Resende, pelo telefone 3354-1466.

Implantado em 2010, o Programa de Desenvolvimento e Qualificação da Atividade Rural do Município faz parte das ações da Prefeitura realizadas com o objetivo de incrementar ainda mais a agropecuária como uma das atividades principais da economia de Resende. Grande parte dos produtores que participam dos cursos de capacitação comercializa suas mercadorias na Feira Sertaneja, evento que acontece uma vez por mês, no Parque de Exposições, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária.

No primeiro semestre de 2012, o Programa já promoveu os seguintes cursos: Criação de Bezerros, Embutidos e Defumados e Artesanato em Palha de Milho, Turismo Rural (Acolhida no Meio Rural), Apicultura Intermediária, Olericultura (Frutos e Sementes, Criação de Galinha Caipira, Agricultura Orgânica e Plantas Medicinais.

Feira de Animais - No próximo sábado, dia 21, acontece no Parque de Exposições de Resende a 18ª Feira de Animais Rio Genética, na qual os produtores poderão comprar vacas e novilhas Girolando para melhorar o rebanho, com direito a financiamento do governo do Estado. A feira é aberta ao público e está sendo realizada pelo Programa Rio Genética, da Secretaria estadual de Agricultura, em parceria com a Associação de Criadores do Estado do Rio de Janeiro (ACERJ), e conta com o apoio da Prefeitura de Resende.

A visitação aos animais que serão comercializados poderá ser feita a partir das 8 horas. Às 11 horas, começam a ser recebidas as propostas dos interessados em cada lote.

Palavras chaves: AGRICULTURA