05/01/2022
EM 2021, RESENDE SE REAFIRMA COMO MUNICÍPIO QUE CUIDA COM CARINHO E QUALIDADE DA SAÚDE ANIMAL
Após construir primeiro Hospital Veterinário Público do estado, município inicia obras da primeira farmácia pública veterinária do país
Crédito: Raimundo Brasil
Em um ano com a saúde pública em pauta diante de uma pandemia global, a Prefeitura de Resende foi além, cuidando não só da população, mas também dos pets. Um dos grandes marcos no cuidado com os animaizinhos do município, o Hospital Veterinário registrou números que indicam um amplo cuidado e uma demanda que sempre existiu e só agora é atendida sob os cuidados de profissionais qualificados e com muito carinho.
Segundo levantamento feito pela gestão do Hospital, foram mais de 3.800 internações, mil cirurgias, 6.700 exames de Raio-x em um total de 35.500 atendimentos realizados ao longo do ano. Além disso, foram mais de 3.700 exames de ultrassom e mais de 40 mil exames laboratoriais. Neste ano, a unidade completou um ano em funcionamento, mostrando que é possível cuidar da saúde da população e dos pets com qualidade.
A unidade recebeu nova mobília e dezenas de kits de materiais essenciais para a realização de procedimentos, desde os mais simples, até os mais complexos. E já tem novidade sendo encaminhada para o Hospital Veterinário. Em 2021, as equipes iniciaram a preparação de um futuro setor de ortopedia da saúde animal. O serviço receberá essa ampliação em breve.
O carinho com os bichinhos não ficou restrito ao Hospital Veterinário. No Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a gestão municipal promoveu uma intervenção que tem como foco a ampliação da área de banho de sol dos animais, serviços de saneamento básico, adequação hidráulica, troca de piso e pintura geral, entre outros ajustes. O CCZ segue atendendo animais de rua que apresentam alguma enfermidade e controle de doenças transmissíveis a seres humanos como raiva, febre maculosa, esporotricose e leishmaniose.
A fim de promover um encontro entre os pets e novos donos, novos lares e novas histórias, o CCZ atuou constantemente através de Feiras de Adoção na Feira Livre e em outros pontos e eventos da cidade. Nos últimos anos, foram mais de 500 cães e gatos adotados pela população, com todo cuidado prévio com a saúde do animal.
O cuidado com a saúde dos pets também aconteceu de forma itinerante. Os castramóveis estiveram em diversos pontos do município, incluindo a zona urbana e a zona rural. O projeto foi responsável pela castração de mais de 3.100 animais só na zona rural.
- Desde o início da atual gestão deixamos clara a intenção de tornar Resende um município que verdadeiramente cuida dos animais. Neste ano, o Hospital Veterinário que era um antigo sonho completou um ano em atividade e recebeu melhorias. E agora está em andamento a construção da primeira farmácia veterinária pública do país. A população acreditou e apoiou os projetos que tínhamos para a saúde animal. Hoje, Resende é uma referência nesse segmento, com um hospital público como poucos no país inteiro. Quero reforçar aqui o nosso compromisso com os pets e dizer que vamos continuar tentando melhorar esse cuidado e carinho. Eles também merecem – frisou o prefeito Diogo Balieiro Diniz.
Primeira Farmácia Veterinária Pública do país
Em novembro de 2021, a gestão municipal iniciou as obras da primeira farmácia pública veterinária do país. A unidade ficará na Avenida das Mangueiras, no bairro Cidade Alegria, e vai oferecer medicamentos gratuitos para dar suporte aos tratamentos que já são oferecidos no Hospital Veterinário. As obras acontecem onde funcionava o antigo quiosque do Banco do Brasil, que é de posse do município. O local vai funcionar como uma espécie de depósito em que os medicamentos serão entregues exclusivamente aos donos de animais que tenham sido atendidos no Hospital Veterinário.
Palavras chaves: Saúde Animal