02/09/2009

Parceria entre Estado e Prefeitura garantiu o atendimento na cidade

Em 20 dias, mais de 250 tomografias foram realizadas no Município

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Em apenas 20 dias – de 11 de agosto a 01º de setembro – 283 moradores de Resende realizaram exames de tomografia computadorizada graças à parceria da Prefeitura com o Governo do Estado que garantiu a prestação gratuita do serviço através da Unidade Móvel de Tomografia Computadorizada. Deste total, 252 exames ocorreram em Resende (foto), durante a permanência do serviço na cidade, que foi prestado de 11 a 22 de agosto. Já os outros 31 exames ocorreram em Valença, município para o qual a Unidade Móvel se deslocou após deixar Resende. A Unidade Móvel de Tomografia Computadorizada é uma iniciativa da Secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil. No caso dos pacientes de Resende, eles foram transportados para Valença em uma Van cedida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida. Os moradores de Resende fizeram seus exames em Valença nos dias 27, 28 e 31 de agosto. Para o prefeito José Rechuan (DEM), a chegada da Unidade de Tomografia Móvel ao município, bem como o atendimento dos pacientes de Resende em Valença, representaram outro resultado positivo do bom relacionamento entre a Prefeitura e o Governo do Estado. - O fato de o governador Sérgio Cabral ter vindo a Resende no dia 11 de agosto lançar oficialmente o serviço no Estado é um demonstrativo inequívoco de que o relacionamento institucional entre a nossa administração e a sua administração vem tornando realidade bons frutos a favor da nossa população. Devemos lembrar que Resende foi a cidade escolhida pelo governador para o lançamento desta iniciativa na área da saúde pública, o que reforça ainda mais a nossa posição de destaque junto ao Governo do Estado – disse Rechuan. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida, Daniel Brito, “o trabalho organizado da Prefeitura de Resende também contribuiu de forma direta para que a cidade fosse contemplada rapidamente com a Unidade Móvel”. Ele lembra que “os dados atualizados dos pacientes que aguardavam pela realização de tomografias computadorizadas acelerou a escolha de Resende como o primeiro município a receber o atendimento”. - Na fila de espera, existiam pedidos de tomografia desde 2005. Com a chegada deste serviço em Resende, conseguimos diminuir esta fila e fizemos uma economia de aproximadamente R$ 600 mil, pois a Prefeitura não conta com o exame na rede pública de saúde, motivo pelo qual precisamos contratar a sua realização junto à rede privada – disse Daniel Brito.
Palavras chaves: SAÚDE