Agência de Saneamento do Município de Resende (Sanear)

26/08/2013

Elaboração de Plano Municipal de Saneamento Básico avança

Sanear realiza reuniões com as comunidades para fazer diagnóstico do sistema de saneamento

Elaboração de Plano Municipal de Saneamento Básico avança

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A SANEAR (Agência de Saneamento Básico do Município de Resende) realiza nesta segunda-feira, dia 26, às 14 horas, na Casa dos Conselhos, uma reunião com representantes de associações de moradores. O objetivo é apresentar o Plano Municipal de Saneamento Básico, que está em revisão pela empresa Vallenge Consultoria Projetos e Obras Ltda.

De acordo com o presidente da Agência, José Renato Bruno, vários encontros estão sendo promovidos com este segmento para apresentação do trabalho. Os dois últimos aconteceram na quinta e sexta-feira, dias 22 e 23, e contaram com a presença de representantes dos bairros Jardim Alegria, Itapuca, Paraíso, Jardim Primavera e Visconde de Mauá.

Esta etapa da revisão do Plano é intitulada Leitura Comunitária, quando é solicitado o apoio dos moradores para fazer um diagnóstico do sistema de saneamento. Os questionários para avaliação estão chegando aos bairros através das associações ou lideranças comunitárias. Neles, o cidadão poderá opinar sobre os serviços de abastecimento de água, sistema de esgotamento sanitário e drenagem de águas pluviais urbana.

- Queremos fazer uma projeção de como a população avalia os serviços e ao mesmo tempo coletar sugestões. A visão da comunidade vai complementar o levantamento técnico que está sendo feito pela empresa, e os questionários serão anexados à documentação de revisão do Plano - explica José Renato.

A empresa Vallenge Consultoria foi contratada por meio de um convênio com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Ambiente, sob a intermediação da AGEVAP (Associação Pró-gestão de Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul). Os levantamentos são acompanhados por uma equipe técnica, composta por funcionários da SANEAR, da AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende), das secretarias municipais de Obras, Planejamento e Saúde, além de um representante da concessionária Águas das Agulhas Negras.

Para conclusão desta etapa, ainda serão promovidas reuniões com outros representantes de associações de moradores. O objetivo é levantar informações sobre o sistema de saneamento em todo o município.

Palavras chaves: SANEAMENTO