03/06/2014

Eficiência na gestão: Índice da Firjan ressalta investimentos na saúde

Resende é destaque em desenvolvimento municipal, apesar de não liderar ranking de receita

Eficiência na gestão: Índice da Firjan ressalta investimentos na saúde

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Para o prefeito José Rechuan (PP), o resultado do Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM), em que Resende aparece em primeiro lugar no Estado, é fruto de uma série de ações da Prefeitura, promovidas desde o início de seu mandato, em áreas consideradas essenciais como a da Saúde. Entre essas iniciativas, a atenção básica, que realiza consultas de pré-natal; os exames preventivos nas mulheres; a vacinação de crianças; o acompanhamento de pacientes hipertensos e diabéticos; e a inauguração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), na região da Grande Alegria.

- Desde 2005 que Resende vem perseguindo este resultado. E, pela primeira vez na história, conseguiu alcançá-lo. Uma notícia desta grandeza, com certeza é recebida com muita satisfação, não só pela Prefeitura, como por toda a população, uma vez que envolve serviços, geração de emprego e renda, além de investimentos em outros setores cruciais como o da Educação - frisou.

Rechuan também fez questão de salientar o perfil empreendedor da cidade, aliado à capacidade da população, sempre muito centrada no trabalho e na capacitação. No seu entender, estes fatores também foram importantes para que a cidade chegasse ao primeiro lugar no IFDM.

- Temos que valorizar muito o potencial do nosso povo para o trabalho. Afinal, os royalties não têm grande peso na economia de Resende, representando apenas cerca de 5 por cento de nossa receita, ao contrário de muitos outros municípios. Além disso, no ranking apresentado pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) de 2012, Resende surge na 41ª posição do Estado do Rio, em arrecadação per capta mensal, reforçando os dados de que vem sendo bem administrada, embora estejamos cientes que temos ainda muitos desafios a serem superados - salientou.

A consolidação do crescimento de Resende foi reafirmada pela recente pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, que avalia o desenvolvimento dos municípios, analisando três áreas: Saúde, Educação e Emprego e Renda. Nos números divulgados, o Município atingiu o Índice Firjan de 0,8349, considerado de alto desenvolvimento. Os dados apresentados são relativos ao desempenho de 2011.

Palavras chaves: DESENVOLVIMENTO