Guarda Civil Municipal

14/09/2012

Efetivo da Guarda Municipal de Resende receberá o reforço de 65 novos agentes

Guardas passam por curso de formação com duração de seis meses

Efetivo da Guarda Municipal de Resende receberá o reforço de 65 novos agentes

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Guarda Municipal de Resende receberá 65 agentes a partir de março de 2013, o que representa um reforço de 45% no efetivo da corporação que hoje conta com 146 membros. Os novos guardas foram convocados através do concurso público realizado em março deste ano e estão passando por curso de formação.

Segundo o Comandante da Guarda Municipal de Resende, Francisco Jances, o curso de formação da Guarda, que teve início no último dia 10 de setembro, tem a duração de seis meses e segue a grade curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça. Após formados, os agentes atuarão principalmente na proteção dos patrimônios municipais, na fiscalização ambiental, ronda escolar, na ordenação, controle e fiscalização do trânsito, entre outras funções.

- O penúltimo concurso público realizado para a Guarda foi em 2008. De lá para cá, a cidade cresceu, a população aumentou e conseqüentemente o patrimônio público municipal também cresceu. Por exemplo, a Prefeitura construiu novas creches, escolas e postos de saúde, entre outros prédios públicos. Sem falar que hoje estão cadastrados no município 50 mil veículos, o que demanda um reforço da corporação para atuar na proteção desse patrimônio e na segurança e controle do trânsito - explicou o comandante.

Ainda de acordo com o comandante, no edital do concurso público realizado em 02 de março de 2012, o numero de vagas definidas para a Guarda Municipal era de 50 agentes, mas estão sendo convocados 15 a mais, diante da necessidade de aumento de efetivo da corporação.

Dentre as disciplinas que fazem parte do curso de formação da Guarda estão: educação física, português, inglês, cultura geral, treinamento de ordem unida, defesa pessoal, prática policial, trânsito, educação ambiental, combate a incêndio, enfrentamento à violência e ao descontrole social.

Palavras chaves: GUARDA MUNICIPAL