17/05/2011

Educadores do CONFIAR participam de capacitação

Curso será realizado para educadores do "Nossa Casa" e da "Casa Abrigo"

Educadores do CONFIAR participam de capacitação

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Prefeitura, por meio da Fundação CONFIAR (Conselho Fundacional para a Infância e a Adolescência de Resende), realiza nesta quarta e quinta-feira (dias 18 e 19 de maio), o projeto de capacitação continuada para profissionais de área técnica e funcionários que atuam como educadores nos dois abrigos da instituição (Nossa Casa e Casa Abrigo). O curso será realizado de 13h30m às 16h30m. Segundo a presidente da Fundação CONFIAR, Maria Virgínia de Mello Soares da Rocha, a Nossa Casa atende crianças de zero a 12 anos de idade, enquanto na Casa da Acolhida (foto) são assistidos adolescentes e jovens na faixa etária entre 12 e 18 anos encaminhados pelo Poder Judiciário e o Conselho Tutelar do Município. Atualmente, o número de cidadãos assistidos nas duas instituições são os seguintes: 17 (Nossa Casa) e 14 (Casa Abrigo). Estas unidades acolhem menores considerados em situação de risco social, que tiveram seus direitos desrespeitados, como, por exemplo, vítimas de agressões físicas, negligências ou abandono. O tempo de permanência nas duas unidades é de seis meses, período no qual é realizada pelo Poder Judiciário uma avaliação sobre os cidadãos abrigados com o objetivo de saber se eles têm condições de regressar aos lares de origem, ou encaminhados para as famílias substitutas. A Nossa Casa funciona na Vila Adelaide e a Casa Abrigo próximo ao Aeroporto Municipal. Maria Virgínia explica ainda que o curso desta semana tem como objetivo conscientizar cada vez mais os servidores das duas instituições sobre a importância do trabalho realizado diariamente junto às crianças, adolescentes e jovens acompanhados. As atividades do curso desta semana serão desenvolvidas com o auxílio de dinâmicas e exposição de vídeos, entre outras ações. A capacitação para os educadores das duas unidades acontece uma vez por ano. Maria Virgínia informa que este projeto de capacitação teve início em 2009 visando atualizar os educadores sobre o atendimento que devem oferecer ao público alvo das duas instituições, principalmente no que diz respeito à etapa de acolhimento. De acordo com ela, no ano passado foi realizado um workshop a respeito do tema educação sexual na infância e na adolescência, além de um encontro sobre ética no dia-a-dia. - Esta capacitação representa um momento no qual os profissionais dispõem para expressar suas experiências e debater assuntos do dia-a-dia, com base ao desenvolvimento de suas atividades nos dois abrigos. As informações e as reflexões produzidas na capacitação se refletem no trabalho e no acolhimento das crianças e adolescentes – ressalta Maria Vírginia. A presidente da Fundação CONFIAR afirma ainda que, durante o tempo de permanência na Nossa Casa e na Casa Abrigo, as crianças e adolescentes participam de atividades sócio-educativas. No caso de alguns deles, é oferecido ainda o acompanhamento psicológico. Estar matriculado em alguma escola da rede pública de ensino é outro requisito seguido pelo CONFIAR para o atendimento. Os adolescentes e jovens acolhidos na Casa Abrigo são inseridos também nos programas de capacitação profissional desenvolvidos pelo CONFIAR.
Palavras chaves: INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA