09/08/2012

Educadores das Escolas Municipais participam do Projeto “Serra da Mantiqueira”

Curso tem como tema a Serra da Mantiqueira e vai fornecer material didático para professores e alunos

Educadores das Escolas Municipais participam do Projeto “Serra da Mantiqueira”

Crédito: Divulgação - SME/PMR

Em parceria com a Prefeitura, professores do 6º ano do Ensino Fundamental das Escolas Municipais de Resende participam de capacitação através do Projeto "Serra da Mantiqueira - Onde São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais se Encontram", parte do Programa "Educação para Educadores", criado pela MAN Latin America e a Editora Horizonte.

O objetivo é fornecer informações sobre a Serra da Mantiqueira e material de qualidade para professores e alunos. O Projeto educacional inclui ainda a distribuição do Livro Serra da Mantiqueira, que abrange os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, de um Guia de Atividades e de um CD com imagens da região da Mantiqueira. Esse material servirá de apoio para os professores divulgarem o relevo, ecossistemas locais, ocupação da região, entre outros destaques da paisagem dos 50 municípios localizados na Serra da Mantiqueira.

O Projeto prevê também oficinas de formação continuada para os professores, com a finalidade de sugerir atividades pedagógicas que aproximem o tema abordado do cotidiano dos alunos. Após receberem as informações, os professores ajudarão seus alunos a conhecer mais sobre o local onde vivem, refletindo sobre os problemas enfrentados e discutindo as melhores soluções.

O Projeto "Serra da Mantiqueira" acontecerá em três módulos, sendo o primeiro nesta quinta-feira, dia 09 de agosto, na Fábrica da MAN Latin America, em Resende. Participarão professores de 205 escolas das cidades de Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença, e Volta Redonda.

De Resende, participarão 21 professores de nove Escolas Municipais: Getúlio Vargas (Cidade Alegria), Rompendo o Silêncio (Alvorada), Noel de Carvalho (Liberdade), Surubi (Surubi), Júlio Verne (Vicentina), Jardim das Acácias (Barra II), Professor Carlinhos (Barra III), Hetelvina Carneiro (Vargem Grande) e Moacir Coelho da Silveira (Serrinha do Alambari).

O Programa "Educação para Educadores" da MAN Latin America e da Editora Horizonte desenvolveu, em 2010, o Projeto "Paraíba do Sul - Histórias de um Rio Sobrevivente", formando 24 professores e, em 2011, ocorreu o Projeto "História dos Transportes no Brasil", formando 26 professores das Escolas Municipais de Resende.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO