EDUCAR

20/08/2015

Educação oferece Programa de Aceleração da Aprendizagem

Objetivo é reduzir a repetência e garantir o aprendizado

Educação oferece Programa de Aceleração da Aprendizagem

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A rede municipal de Resende oferece aos alunos no contraturno das aulas o ‘Reforço Escolar’, um trabalho que funciona dentro do Programa de Aceleração da Aprendizagem. No ano passado, 73% dos estudantes que frequentaram essa ação obtiveram ganhos de aprendizagem que contribuíram para a aprovação nas turmas regulares.

O objetivo é garantir a aprendizagem, reduzir a repetência, a evasão e a distorção idade-série. Nele são atendidos alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental, que são encaminhados a partir de resultados de avaliações que identificam a necessidade de apoio pedagógico do aluno em Língua Portuguesa e Matemática.

Eles estudam no contraturno das aulas, até três vezes por semana. O professor atua com no máximo 12 alunos por grupo para garantir um atendimento mais individualizado com atividades que desenvolvem o raciocínio, a criatividade, através de jogos, leitura, produção de texto, resolução de problemas, entre outras.

No Reforço Escolar são atendidas 14 escolas da área urbana e três unidades da área rural, cerca de 900 alunos do 2º ao 5º ano. Os professores também recebem suporte pedagógico da Secretaria de Educação para traçar estratégias para o atendimento.

- Estamos trabalhando para corrigir cem por cento a distorção idade-série. Ao mesmo tempo, atendemos os demais alunos com necessidades de apoio pedagógico e as novas demandas de alunos vindos de outras redes. Todos esses esforços têm auxiliado para aumentar os índices de aprovação nos anos iniciais do ensino fundamental. Em 2010, a aprovação era de 87% dos alunos e em 2014 alcançamos 92% – destaca o secretário municipal de Educação, Mário Rodrigues.

O Programa de Aceleração da Aprendizagem, onde está inserido o Reforço Escolar, foi criado no biênio 2011/2012. De 360 alunos do 2º ao 4º do ensino fundamental, 70% conseguiram superar a defasagem idade-série e foram encaminhados para o 6º ano. Os demais tiveram até três anos de avanço escolar. Para isso, foi realizado um trabalho pedagógico diferenciado, com aulas que intensificaram a alfabetização, práticas da leitura, produção de texto e conhecimentos matemáticos.

Ao contrário do Reforço Escolar, no Programa os alunos estudam no turno normal das aulas, mas em turmas especiais para acelerar o aprendizado. Eles permanecem nessas turmas por dois anos. As aulas seguem a metodologia do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que desenvolve projetos na área. Atualmente, o Programa atende 40 alunos alfabetizados e não-alfabetizados, com dois anos ou mais de repetência nos anos iniciais do ensino fundamental.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO