20/04/2011

Educação no Trânsito: motoristas e escolas serão premiados nesta segunda-feira

Ações no setor visam diminuir riscos de acidentes nas vias públicas

Educação no Trânsito: motoristas e escolas serão premiados nesta segunda-feira

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A DET (Divisão de Educação para o Trânsito) da Prefeitura de Resende realiza nesta segunda-feira, dia 25, às 14h30m, no plenário da Câmara Municipal, a cerimônia de premiação de motoristas, escolas municipais e parceiros do Município que se destacaram em ações voltadas à educação no trânsito.

Estas ações – que são realizadas por meio de uma parceria com a ONG GRSP (Global Road Safety Partnership – Parceria Global de Segurança Viária) – têm como objetivo garantir as condições de segurança de motoristas e pedestres no sistema viário da cidade (foto).

O evento contará com as presenças do prefeito José Rechuan (DEM); secretários municipais; vereadores; representantes da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras); dirigentes de empresas privadas, fundações, auto-escolas, entidades de classe e outros setores da sociedade civil organizada.

A relação dos premiados será divulgada durante a solenidade de segunda-feira.

Na categoria motorista, que avaliou a conduta de motoristas do sistema de transporte escolar, taxistas e de fretamento, além dos motoboys, os critérios para a premiação foram a participação nas palestras sobre Educação no Trânsito e a ausência de multas.

Também nessa categoria concorreram os motoristas de transporte coletivo (ônibus). Neste caso, a participação nas palestras e a ausência de reclamações registradas pelos usuários do sistema representam os critérios avaliados.

Na categoria Escolas Municipais a avaliação foi através do Projeto Caminho Seguro, que reúne as unidades de ensino da Prefeitura visando à elaboração de materiais informativos utilizados no aprendizado dentro da sala de aula.

Outro critério para a premiação das escolas foi de nenhum aluno da unidade tenha sido vítima de acidentes de trânsito no trajeto de casa para o trabalho, e do trabalho para casa.

Já na categoria Parceiros serão premiadas as empresas que contribuíram com as ações da DET, tornando realidade a maioria das iniciativas realizadas dentro desta área.

Ao todo, 91 premiados receberão certificados e selos de qualidade. Os selos serão afixados no veículo, certificando que ele está sendo conduzido por um Motorista Seguro.

Esses selos foram classificados como Ouro (91 a 70 pontos), Prata (71 a 90 pontos) e Bronze (51 a 70 pontos), que significam o primeiro, o segundo e o terceiro lugares, respectivamente.

Segundo a coordenadora da DET, Maria Alzira Lamin, as iniciativas realizadas pela Prefeitura na área de Educação no Trânsito “vêm conscientizando a população sobre a importância do respeito às regras de segurança no sistema viário de Resende como forma de diminuir os riscos de acidentes”.

- Essa premiação ajuda a mostrar para a população a qualidade dos serviços prestados pelos motoristas e o interesse deles em contribuir para uma cidade mais segura no trânsito – declara Maria Alzira, acrescentando que, além da ONG GRSP (Global Road Safety Partnership – Parceria Global de Segurança Viária),  o trabalho de conscientização de trânsito conta com a participação de várias repartições da Prefeitura, entre elas três secretarias municipais (Educação, Saúde e Serviços) e duas superintendências do Município (Transporte e Trânsito / Ordem Pública).

PARCERIA – O trabalho conjunto entre a Prefeitura e a ONG tem como objetivo desenvolver ações como forma de aprimorar as condições de segurança no trânsito através de parcerias entre a sociedade civil organizada, empresas privadas e o setor público.

Um consultor da ONG visita o Brasil uma vez a cada dois meses, avaliando o trabalho em cerca de 20 municípios brasileiros, entre eles Resende.

Palavras chaves: CONCIENTIZAÇÃO