07/04/2016
Educação adota novo método de combate ao mosquito Aedes
Alunos da rede plantam flores que atraem predador natural do mosquito
Crédito: Divulgação - SME/PMR
A Secretaria de Educação de Resende está experimentando um novo método para combater a proliferação do Aedes aegypti, por meio do plantio de flores da Crotalária em jardins de escolas e creches municipais. A planta atrai a libélula - predador natural das larvas e do mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika.
A proposta surgiu através de uma educadora ambiental do Parque Nacional do Itatiaia, que apresentou aos professores e alunos da rede municipal de Resende os benefícios do cultivo da planta. A Secretaria pesquisou sobre o assunto e está promovendo o cultivo como parte das atividades de educação ambiental.
Segundo informações pesquisadas, a libélula também coloca ovos em água parada e suas larvas se alimentam das larvas do mosquito, eliminando o foco negativo. Já a libélula adulta se alimenta de pequenos insetos, o que inclui o Aedes. Assim, quebra-se a cadeia reprodutora do mosquito da dengue.
- Com isso, envolvemos os estudantes numa atividade ambiental e estamos promovendo um controle biológico do mosquito. Vários municípios do país estão aplicando esse experimento, mas vale ressaltar que a melhor forma de prevenção ainda é não deixar água parada – ressalta o secretário municipal de Educação, Mário Rodrigues.
A primeira medida da Secretaria de Educação foi distribuir um material informativo com as sementes da Crotalária para escolas e creches. Agora está programando as atividades com os alunos sob a coordenação de educadores ambientais que explicam sobre a flor, o cultivo, os cuidados, etc.
Na próxima segunda-feira, dia 11, o plantio já está programado na Escola Municipal Júlio Verne (Vicentina), das 8 às 11 horas, e na terça-feira, dia 12, na Escola Municipal Bairro Vicentino (Vicentina), das 13h30 às 16h30.
Na quarta-feira, dia 13, os educadores ambientais estarão na Escola Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi), e na sexta-feira, dia 15, na Escola Municipal Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria), ambas das 8 às 11 horas e das 13h30 às 16h30.
Palavras chaves: COMBATE AO MOSQUITO