Assistência Social e Direitos Humanos

05/10/2012

Economia Doméstica é tema de palestra para usuários dos CRAS de Resende

Famílias recebem orientações sobre reaproveitamento de alimentos e para elaborar planilha de gastos

Economia Doméstica é tema de palestra para usuários dos CRAS de Resende

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Usuários dos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) de Resende estão recebendo orientações sobre economia doméstica. As palestras são ministradas pela coordenadora do CRAS da Itapuca, Carla Campos.

Formada em economia, Carla explica que o objetivo principal da palestra é auxiliar as pessoas a planejar melhor o orçamento familiar.

- Nosso propósito é ajudar essas pessoas, que geralmente recebem um salário mínimo, a colocar tudo na ponta do lápis, o que recebem de remuneração e o que gastam, visando melhorar o aproveitamento do orçamento familiar - explicou.

Durante a palestra, Carla ainda fornece dicas de como elaborar uma planilha de gastos domésticos, aproveitamento de material reciclável (garrafas PET, latinhas de alumínio, caixas de leite, etc.) e reaproveitamento de alimentos (cascas, talos e sementes de legumes e hortaliças).

Ainda segundo Carla, as palestras começaram no mês de setembro e já foram ministradas para os usuários do CRAS Itinerante na Vila da Fumaça e dos CRAS do Toyota, Lavapés e Jardim Esperança, sendo que nesse último, os encontros foram realizados em dois bairros, Fazenda da Barra II e Fazenda da Barra III.

Neste mês de outubro, também haverá palestras no CRAS Itapuca, no próximo dia 16, e novamente nos CRAS do Lavapés e Jardim Esperança, em datas ainda a serem definidas.

Essa iniciativa faz parte do Projeto Pratas da Casa, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, no qual, visando a troca de experiências e de conhecimentos, um grupo de funcionários da pasta tem realizado de forma voluntária palestras para os colegas de trabalho e para pessoas integrantes de grupos de convivência da cidade sobre os mais variados assuntos.

Neste mês de outubro, acontecerão ainda as seguintes palestras voltadas para os funcionários da Prefeitura de Resende: Motivação, Satisfação e Comprometimento no Trabalho, ministrada pela coordenadora do NIAM (Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher), Cátia Fonseca; e sobre a Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), com Vânia Carla Gonche, assistente administrativa da Secretaria de Assistência Social.

Palavras chaves: ASSISTÊNCIA SOCIAL