Resende

17° Min26º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública

Assistência Social e Direitos Humanos

23/03/2015

Economia Criativa inicia projeto Mulheres que Costuram em Casa

Projeto vai reunir 63 alunas nos CRAS

Economia Criativa inicia projeto Mulheres que Costuram em Casa

Crédito: Divulgação - SMTR/PMR

   Começa nesta terça-feira, dia 24, as atividades do projeto "Mulheres que Costuram em Casa", desenvolvido pela Superintendência de Economia Criativa, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho e Renda. As aulas acontecem das 14h às 16h nas unidades do Centro de Referência de Atendimento Social (CRAS) nos bairros Paraíso, Toyota, Itapuca e Lavapés. A turma do CRAS Jardim Esperança ainda não foi fechada por falta de demanda.

   O curso vai reunir 63 alunas que terão a oportunidade de aprender uma atividade profissional complementar com a costura à mão, fomentando a renda familiar e aspirando à condição futura de microempreendedora individual.

   O projeto "Mulheres que Costuram em Casa" foi criado em 2014 com o auxílio para as mulheres que buscam qualificação no ramo da costura à mão. O projeto é mantido nos espaços da Rede Amiga, os Centros de Referência de Atendimento Social (CRAS) que nesta edição terá 20 alunas no CRAS Paraíso, 16 no CRAS Toyota, 18 no CRAS da Itapuca e nove no CRAS Lavapés. O curso gratuito terá três meses de duração.

   - O público-alvo são as mulheres, de todas as faixas etárias e que buscam a capacitação para compor a renda familiar. Vamos orientá-las sobre o uso de tecidos e adereços novos ou descartados e que podem se transformar, incrementar novas peças do vestuário feminino e masculino, adulto ou infantil. O curso pretende orientar sobre técnicas de costura à mão, como por exemplo, fazer a bainha de calças e fixar zíper. Com esse conhecimento todas poderão trabalhar em casa e, possivelmente, criar uma rede de clientes na vizinhança - comenta a superintendente de Economia Criativa, Marly Ceccoline Cortona.

   Nas aulas as alunas vão manusear materiais típicos do ramo da costura, como botões, tecidos de várias características e padrões, agulhas, linhas, passadores e tesouras. Ao fim do curso, todas as participantes vão receber certificado de participação. Incentivando a divulgação dos serviços das costureiras, as alunas que concluíram o curso em 2014 e concederam aval à Superintendência de Economia Criativa, poderão ter os seus nomes e telefones divulgados junto aos departamentos de recursos humanos das empresas da região para atenderem aos funcionários que necessitarem de seus serviços.

   O CRAS Itapuca está situado na Rua Willy Faustich, nº 64, Bairro Elite; o CRAS Paraíso fica na Avenida Abílio Godoy, 127 e o CRAS Toyota está localizado na Avenida Projetada, s/nº, e o CRAS Lavapés na Rua Celestina de Paula, nº29.

 

Palavras chaves: QUALIFICAÇÃO
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados