02/12/2014

Do total de 24 postos de saúde avaliados, 21 são considerados ótimos pelo Ministério da Saúde

Pelo programa, município vai receber cerca de R$ 250 mil

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O Ministério da Saúde divulgou nesta semana o resultado da avaliação das unidades de Saúde da Família de Resende e comprovou a qualidade no atendimento prestado nos 24 módulos cadastrados no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). Dos 24 postos avaliados, 21 foram classificados como ótimos, dois como bons e um ainda aguarda resultado. A avaliação aconteceu de 2 a 11 de dezembro de 2013.

- Esse resultado mostra que estamos acima da média dos módulos de Saúde do Brasil. Parabenizamos todos os funcionários que participaram desta conquista. A qualidade da saúde passa pela organização do serviço pelas equipes das unidades e pelo acolhimento dado aos usuários - destacou o Prefeito José Rechuan.

Pelo programa do governo federal, as equipes avaliadas como ótimas recebem R$ 11 mil por mês, enquanto que para as equipes boas, os repasses são de R$ 6.600 por mês. Com o resultado dessa última avaliação, o município terá um aumento no repasse.

Na última verificação, realizada em 2012, Resende tinha 22 unidades cadastradas, já que os postos de Saúde da Família da Liberdade e da Nova Alegria foram inaugurados em 2012 e cadastrados no programa em 2013. Dessas, 12 foram consideradas ótimas e 10 como boas.

Atualmente, a Prefeitura recebe o valor total de R$ 198 mil. Para 2015, esse valor vai passar para cerca de R$ 250 mil. Em Resende, a Prefeitura transfere os valores recebidos por meio do PMAQ para as equipes básicas de Saúde da Família, além de implementar ações nos postos de saúde, sempre com o objetivo de melhorar o serviço.

Segundo a superintendente de Atenção Básica, Ana Paula Bueno, a Secretaria de Saúde entende que o repasse às equipes é uma forma de estímulo e de valorização dos profissionais. Além disso, a medida tem como finalidade garantir o comprometimento de toda a equipe das unidades do Programa Saúde da Família em melhorar a qualidade do atendimento prestado à população.

A avaliação foi feita por técnicos da Escola Nacional de Saúde Pública, que observaram, entre outros critérios, a infraestrutura dos módulos, equipamentos disponíveis, disponibilidade de medicamentos, processo de trabalho das equipes. Além disso, a equipe visita os pacientes atendidos pelo Programa Saúde da Família para analisar a satisfação dos usuários.

Segundo o Ministério da Saúde, 10% da nota de certificação são determinados pelos instrumentos autoavaliativos; 20% da nota são baseados nos desempenhos obtidos em 24 indicadores de saúde; enquanto que 70% da nota são resultados dos padrões de qualidade verificados in loco.

Palavras chaves: SAÚDE