Obras e Serviços Públicos
21/10/2019
DISTRITO DE ENGENHEIRO PASSOS RECEBERÁ UNIDADE DO SAMU
Após conclusão, espaço passará por um processo de vistoria e habilitação junto ao Ministério da Saúde
Crédito: Divulgação PMR
A população do distrito de Engenheiro Passos e de localidades próximas está perto de receber um importante reforço no atendimento da Saúde Pública. A Prefeitura de Resende já iniciou a construção de uma base do SAMU (Sistema de Atendimento Móvel de Urgência), que ficará na Avenida das Camélias, s/n, Cohab. A previsão é de que a unidade fique pronta no primeiro trimestre de 2020 e, após a finalização, o espaço passará por um processo de vistoria e habilitação junto ao Ministério da Saúde.
Após o processo licitatório, uma fiscal da prefeitura é designada para ficar responsável por acompanhar cada etapa da construção. De acordo com o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Victor Sampaio, o planejamento para a estrutura do local prevê dois quartos e dois banheiros, além de cozinha, sala, depósito de material de limpeza, depósito, higienização da ambulância e garagem.
Ainda de acordo com o secretário, as obras foram iniciadas nesta semana e já estão a todo vapor. Atualmente, as equipes trabalham na fase de demolição e construção do muro da unidade. O local, que anteriormente funcionava como um depósito da prefeitura, a partir de agora terá uma serventia maior para a população.
Para o secretário municipal de Saúde, Alexandre Vieira, a chegada do SAMU à comunidade de Engenheiro Passos é uma grande conquista, principalmente pelo fator da localização geográfica do distrito.
- O serviço proporcionado pela unidade realiza atendimentos de urgência e emergência em qualquer lugar: seja nas residências, nos locais de trabalho, em vias públicas ou onde estiver o indivíduo. Isso significa que a chegada do SAMU vai ampliar e reforçar o serviço público de saúde prestado para a comunidade. Vale lembrar que também temos a unidade de saúde de Engenheiro Passos, que está sendo reformada e revitalizada para dar mais conforto e qualidade no atendido. Portanto, a gestão pública está muito empenhada e melhorar cada dia mais o suporte dado à população - diz o secretário.
O SAMU
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. O socorro é feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador, que faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.
Palavras chaves: SAMU; Obras