Assistência Social e Direitos Humanos
19/05/2022
DIA NACIONAL DO CIGANO É CELEBRADO EM RESENDE COM SEMINÁRIO E REPRESENTATIVIDADE CIGANA
Evento acontece no dia 23, próxima segunda-feira, às 14h no Plenário da Câmara Municipal
Crédito: Raimundo Brasil
A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, vai celebrar na próxima segunda-feira, dia 23, o Dia Nacional dos Ciganos. O Seminário “Tradição, luta e cultura. Salve o povo Cigano!” acontecerá no Plenário da Câmara Municipal às 14h.
As seminaristas serão Érika Tolentino, assistente social e doutoranda em Serviço Social; e Izadora Praça, também assistente social e mestre em Serviço e Desenvolvimento Regional. Além disso, também haverá participação dos representantes da população cigana de Resende.
- Os ciganos foram reconhecidos como minoria étnica apenas com a Constituição de 88. Por isso, a importância desta data para que o povo cigano, que merece ser reconhecido e valorizado - finalizou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Jacqueline Primo.
Dia Nacional do Cigano
O dia 24 de maio foi escolhido para homenagear Santa Sara Kali, padroeira dos ciganos. A população cigana é dividida em três grupos, sendo os Rom ou Roma, Calon e Sinti, que apresentam cada um as suas particularidades, línguas e características.
Os ciganos têm uma bandeira própria de três cores: azul, verde e vermelha. O azul representa a liberdade; o verde a natureza; e a roda de carroça vermelha no centro representa a itinerância dos ciganos.
Palavras chaves: Dia Nacional Do Cigano; Seminário