° Minº Max

Pacientes diabéticos receberam neste ano Centro de Atendimento Especializado

Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, terá diversas atividades em Resende

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro), a Secretaria de Saúde realiza a partir de segunda-feira, dia 12, a Semana de Educação e Prevenção em Diabetes, com o objetivo de sensibilizar a população sobre os cuidados necessários para a prevenção da doença.

A Semana começa na segunda-feira, às 9h, com palestras sobre o tema, no Espaço Z. O evento é aberto ao público e será coordenado pelos profissionais do Programa Municipal de Diabetes.

Já na terça-feira, dia 13, a atividade será voltada para os profissionais da área da saúde, tanto da rede pública quanto particular. Na ocasião, serão debatidos casos clínicos de pacientes diabéticos, abordando todas as etapas do tratamento.

Para o Dia Mundial do Diabetes, na quarta-feira, dia 14, a Secretaria de Saúde organizou uma caminhada, com saída prevista para as 8h, do Espaço Z, seguindo até o Parque das Águas. O evento é aberto a toda a comunidade, e terá especialmente a presença dos pacientes atendidos pelo Programa Municipal de Diabetes. No Parque das Águas, haverá medição de glicemia e atividades educativas, com orientações de saúde, distribuição de panfletos e exposição de banners.

- Nosso objetivo é conscientizar os pacientes diabéticos da importância de realizar o tratamento e acompanhamento da doença nas unidades de saúde. Além disso, queremos orientar a população sobre os hábitos de vida saudáveis, que podem evitar a diabetes adquirida - reforçou a coordenadora do programa, a médica endocrinologista Renata Del Rio.

Entre as orientações estão a prática de atividades físicas e alimentação saudável, evitando excesso de sal e de alimentos gordurosos. Já os pacientes devem tomar os medicamentos, fazer o controle da glicemia e consultar regularmente o médico.

Programa Municipal de Diabetes - Em Resende, o atendimento aos pacientes diabéticos acontece em todas as unidades de saúde do município. Já os casos mais graves de Diabetes tipo 1, principalmente de difícil controle, que se encontram com a doença descompensada, são atendidos no Centro de Atenção Especializada ao Diabético, localizado na rua Pandiá Calógeras, no bairro Jardim Jalisco, onde funcionava a Casa da Mulher.

O serviço atuava no Posto de Saúde do Manejo e, neste ano, ganhou novas instalações e a ampliação no número de profissionais disponíveis.

A equipe multiprofissional conta com dois médicos endocrinologistas, cirurgião vascular, cardiologista, nutricionista, enfermeira, assistente social e psicóloga. O serviço oferece consultas médicas e com nutricionista, avalia as feridas e encaminha os pacientes ao oftalmologista para realização do exame de fundo de olho.

Os medicamentos essenciais também estão disponíveis gratuitamente na rede, como as insulinas e seringas. Segundo a Secretaria de Saúde, em 2008, eram distribuídas pela Prefeitura cerca de 300 insulinas. Em 2012, esse número chegou a três mil, resultado de uma busca a diabéticos que estavam sem assistência. Além da insulina, o governo municipal comprou 500 aparelhos para medir o nível de glicose, agulhas específicas e lancetas para se furar o dedo.

Para abrigar o Programa de Diabetes, o governo municipal reformou o prédio e realizou obras de acessibilidade para idosos e deficientes físicos, troca das instalações elétricas e hidráulicas e pintura. A reforma teve início em março deste ano e foi entregue à população em julho. A obra representou um investimento de cerca de R$ 33 mil.

Palavras chaves: SAÚDE