28/11/2014
Dia Mundial de Luta contra Aids em Resende terá Teste Rápido para detecção de HIV e Sífilis
Campanha terá também distribuição de preservativos e de material informativo
Crédito: ACOM/PMR
Segunda-feira, dia 1° de dezembro, é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Para marcar a data, o Serviço de Atenção Especializada (SAE) DST/HIV/Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde realizará uma campanha educativa e preventiva, das 9 às 17 horas, na Praça Oliveira Botelho, próximo à Igreja Matriz, no Centro Histórico.
A campanha consistirá na realização do teste rápido para detecção de Aids e Sífilis, na distribuição de preservativos e folders explicativos sobre a doença, que destrói as defesas naturais do organismo deixando-a suscetível a outras doenças, como tuberculose e pneumonia.
- Há alguns anos, receber o diagnóstico da doença era uma sentença de morte. O HIV ainda não tem cura, mas hoje é possível ser soropositivo e viver com qualidade, bastando para isso tomar os medicamentos indicados e seguir corretamente as recomendações da equipe multiprofissional que atua no programa - explica a coordenadora do SAE, Paula Carolina Ignácio Peixoto, salientando que o diagnóstico precoce da doença é fundamental para aumentar a eficácia do tratamento.
O SAE realiza em Resende testes rápidos que detectam os anticorpos contra o HIV em até 30 minutos com a coleta de uma gota de sangue na ponta do dedo. Os testes são realizados também em todas as unidades básicas de saúde.
O Serviço, que fica no Posto Resende, no Centro Histórico, atende crianças e adultos com DST/HIV/Hepatites virais individualmente ou em grupos. A equipe é formada por assistente social, psicólogo, técnico de enfermagem, enfermeiro e médicos (pediatra, infectologista, clínico geral e hepatologista), oferecendo aconselhamento e solicitação de testes, ações educativas para a prevenção de DSTs, entre outras.