28/11/2013
Dia Mundial de Luta contra a Aids será celebrado em Resende durante o Domingo no Parque
Tenda no Parque das Águas fará testes rápidos e distribuição de preservativos
Crédito: Arquivo - ACOM/PMR
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, realiza neste domingo, dia 1º de dezembro, um evento alusivo ao "Dia Mundial de Luta contra a Aids". O SAE (Serviço de Atenção Especializada) DST/HIV/ Hepatites Virais montará uma tenda no Parque das Águas, onde uma equipe de 10 profissionais estará, das 8 às 12 horas, realizando testes rápido de detecção de Aids e sífilis, distribuição de preservativos, e orientações sobre a importância do uso dos preservativos e outras formas de prevenção da doença.
- Estamos programando o evento para acontecer no Parque das Águas, dentro do Domingo no Parque, promovido pela Secretaria de Esporte, mas em caso de chuva, o Domingo no Parque será suspenso e vamos realizar distribuição de preservativos e orientações no Terminal Rodoviário Graal, nos shoppings centers, no Hospital de Emergência e na UPA (Unidade de Pronto Atendimento). De qualquer forma, vamos promover as ações de conscientização neste domingo - explicou a gerente de Doenças Transmissíveis, Soraia Andrade Costa, salientando que Resende tem atualmente cerca de 35 pacientes cadastrados no programa, sendo que alguns são provenientes de outros municípios.
O SAE está funcionando temporariamente na Rua Coronel Rocha Santos, nº 43, no bairro Jardim Brasília, enquanto o Posto Resende está em obras. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. No local, a equipe presta atenção integral a usuários adultos e crianças com Doenças Sexualmente Transmissíveis, HIV e Hepatites virais, oferecendo assistência social e atendimento psicológico. O serviço dispõe ainda de pediatra, infectologista, clínico geral e hepatologista, além da equipe de enfermagem.
- No programa, são realizados coleta de sangue para exames específicos; aconselhamento para testes der HIV e Sífilis; realização do teste rápido de HIV e Sífilis; distribuição de preservativos masculinos e femininos; acompanhamento clínico e laboratorial de pessoas que sofrem acidentes de trabalho envolvendo material biológico e violência sexual; e ações educativas para prevenção das doenças - destacou a gerente de Doenças Transmissíveis, Soraia Andrade Costa.