Assistência Social e Direitos Humanos

13/06/2013

Dia Mundial de Combate à violência contra o idoso será celebrado no Calçadão

Objetivo é conscientizar população de que violação dos direitos da pessoa idosa é crime

Dia Mundial de Combate à violência contra o idoso será celebrado no Calçadão

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Prefeitura, por meio da Superintendência Municipal de Relações Comunitárias e Cidadania, realiza no próximo sábado, no Calçadão do Campos Elíseos, um ato de celebração ao dia 15 de junho, Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso. O ato está marcado para 9 horas. O estande da superintendência estará montado próximo ao antigo relógio do calçadão.

De acordo com o titular da pasta de Relações Comunitárias e Cidadania, Ubiratan de Oliveira, o ato tem o propósito de "conscientizar a população de que qualquer violação dos direitos da pessoa idosa é crime e deve ser denunciada".        A atividade visa também a esclarecer e ampliar o conhecimento do público idoso sobre os seus direitos.

Ele frisa ainda que o problema da violência contra o idoso vai muito além da questão física, pois também existe a violência psicológica, financeira ou negligências, que também são enquadradas como crimes previstos e tipificados no Estatuto do Idoso.

-A população deve ter consciência de que ninguém deve deixar qualquer tipo de violência acontecer. É um dever de todos denunciar qualquer tipo de maus tratos contra os idosos - frisou o superintendente.

Segundo Oliveira, o IBGE estima atualmente a população idosa do Brasil em 21 milhões de pessoas. Os estudos apontam que em 2025 a população idosa brasileira subirá para 32 milhões, superando a população infantil, adolescente e jovem.

A Secretaria de Relações Comunitárias conta com uma Coordenadoria de Políticas para Pessoa Idosa, que funciona na Casa dos Conselhos, na Avenida Gustavo Jardim, 446, no Centro. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) também presta atendimento aos idosos do município e recebe, inclusive, denúncias de maus tratos. A unidade funciona na rua Luis Pistarini, 184, no Centro. O telefone para contato é 3360-9516.

A Prefeitura oferece também atividades esportivas, culturais e de lazer aos idosos do município, por meio do Programa Terceira Idade Ativa. Atualmente Resende conta com 22 polos do programa, nos bairros: Jardim Jalisco (Parque das Águas); Fazenda da Barra I, II e III; Paraíso; Fumaça; Vicentina; Vila Julieta (Parque Tobogã); Itapuca; Morada da Felicidade, Toyota; Manejo; dois na Cidade Alegria; Surubi Velho e Novo; Nova Alegria; Morro do Cruzeiro; Engenheiros Passos; Campos Elíseos; Visconde de Mauá e São Caetano, que juntos atendem a cerca de 1.600 idosos matriculados. As inscrições podem ser feitas diretamente nos polos.

Outra ação disponível para os idosos é o Curso de Informática (foto), uma parceria do governo municipal com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3354-7337.

Palavras chaves: TERCEIRA IDADE