28/03/2018
DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO TERÁ PROGRAMAÇÃO ESPECIAL EM RESENDE
Evento acontece dia 2 de abril e terá palestras sobre o desenvolvimento de pessoas com autismo
Crédito: Carina Rocha
A Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu, em 2007, o dia 2 de abril como o Dia Mundial do Autismo. Para reforçar a importância desta data, a Secretaria Municipal de Educação promove na próxima segunda-feira, dia 2, das 13h às 17h, uma ampla programação para comemorar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. O evento, que acontecerá no Espaço Z, é voltado para orientadores pedagógicos e educacionais, profissionais que atuam no atendimento educacional especializado e integrantes dos Conselhos Municipais, além de ser aberto a toda comunidade.
De acordo com a programação, logo após a abertura oficial, marcada para às 13h, haverá uma apresentação do trabalho desenvolvido pelo Centro Educacional de Atendimento ao Autista de Resende (CEMEAR), com início previsto para às 13h30. Já às 15h será realizada a palestra “A importância da inclusão de crianças com autismo”, ministrada pela professora e psicóloga Edna Silva. Uma hora depois, às 16h, será a vez da psicopedagoga e especialista em educação infantil, Fabiana Nascimento, iniciar sua palestra abordando o tema “Autismo: Vivências e estratégias pedagógicas”.
Durante o evento, que visa conscientizar os profissionais sobre o autismo e orientar a população sobre como lidar com pessoas que sofrem deste transtorno, os participantes também poderão apreciar uma exposição de trabalhos e materiais do CEMEAR, que ficarão expostos no local. A programação será encerrada às 17h.
- A realização deste evento, que é aberto à toda a comunidade, e muito especialmente para as famílias dos autistas, é importante porque precisamos, em primeiro lugar, desmistificar algumas ideias sobre o autismo. Para isso, precisamos trazer informações para a sociedade e mostrar que os autistas são pessoas como todos nós e que podem ter um futuro brilhante também - esclarece Luciana Tadeu Sant’Anna da Costa, Diretora do CEMEAR, lembrando que para participar do evento o interessado deve se inscrever através do e-mail inclusão.educar@gmail.com.
Atendimento do CEMEAR
O Centro Educacional de Atendimento ao Autista de Resende atende atualmente 45 pessoas com idade entre quatro e 38 anos, através de uma equipe composta por profissionais formados em Educação Especial, alguns com ênfase em autismo, outros cursando essa especialização. A prioridade no atendimento, segundo a diretora da unidade, é para crianças em idade escolar.
Para ter acesso aos serviços oferecidos pelo CEMEAR é necessário fazer a inscrição no Centro, apresentando o laudo médico com o diagnóstico de autismo, além dos documentos básicos do aluno.