15/06/2012

Dia do Orgulho Autista será comemorado em Resende com evento no Parque Tobogã

Rede municipal de ensino já oferece atenção especializada para autistas nas salas de recursos

Dia do Orgulho Autista será comemorado em Resende com evento no Parque Tobogã

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com a Amigos dos Autistas de Resende (AMAR), celebra na próxima segunda-feira, dia 18 de junho, das 14 às 17 horas, na Área de Lazer do bairro Julieta Botelho (Parque Tobogã), o Dia do Orgulho Autista. O evento contará com Oficinas da Assistência Social, Corte de Cabelo, Atividades Esportivas e Palestra.

De acordo com o a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Marly Ceccoline Cortona, o evento tem como objetivo oferecer um dia especial para mães e crianças autistas. A programação conta com Dia da Beleza (corte de cabelos e massagem), Brinquedoteca, Atividades Esportivas da Fundação Resende Esportes, música e uma palestra com o tema Aceitação, ministrada pelo psicólogo Bruno Marcato.

- Queremos trabalhar a autoestima das mães em um evento agradável, dando a elas um dia diferente. Vai ser uma mini festa junina, com muita música e com a apresentação da Banda dos Idosos - comenta a secretária Marly.

Na cidade, a Prefeitura oferece uma atenção especial para os alunos autistas. Através da Secretaria Municipal de Educação, foi implantada neste ano, a primeira sala de recursos (foto) na rede municipal voltada para o atendimento educacional especializado ao estudante autista. A sala foi implantada na Escola Abrahão Hermano Ribenboim (Cidade da Alegria). Atualmente estão incluídos nas escolas da rede municipal de ensino 14 estudantes autistas. A Sala de Recursos Especializada para o atendimento desses estudantes já atende seis crianças, e tem a capacidade para atender oito.

Os autistas são atendidos no contraturno (período alternado ao horário do ensino convencional) por uma profissional especializada no programa TEACCH (Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handicapped Children), um programa especial de educação direcionado para as necessidades individuais de aprendizado da criança autista.

O QUE É AUTISMO - O autismo é uma desordem na qual uma criança jovem tem dificuldades em desenvolver relações sociais normais, se comporta de modo compulsivo e ritualista, e geralmente não desenvolve inteligência normal. É uma patologia diferente do retardo mental ou da lesão cerebral, embora algumas crianças com autismo também tenham essas doenças. Sinais de autismo normalmente aparecem no primeiro ano de vida e sempre antes dos três anos de idade. A desordem é duas a quatro vezes mais comum em meninos do que em meninas.

Palavras chaves: INCLUSÃO