30/07/2014
Dia de Luta contra Hepatites Virais foi comemorado em Resende
Pacientes recebem atendimento especializado no Posto Resende
Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR
Em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais, na segunda-feira, dia 28 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma campanha educativa e preventiva com distribuição de preservativos e material informativo. A ação aconteceu no Calçadão de Campos Elíseos, das 10h às 16h.
No sábado, o Serviço de Atenção Especializada (SAE) - DST/HIV/Hepatites Virais participou da ação do CRAS Itinerante, em Engenheiro Passos.
As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes tipos de vírus (A, B, C, D e E), que atacam o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas os principais são icterícia (cor amarelada), fadiga, dor abdominal, náusea e vômitos.
As hepatites A e E são transmitidas pelas fezes e estão relacionadas à falta de saneamento básico e de higiene pessoal. As orientações para prevenção da doença são: disponibilização de água potável e saneamento básico, lavar bem as mãos, cozinhar bem os alimentos, entre outros.
Já as hepatites B, C e D são de transmissão sanguínea, de mãe para filho, pelo contato sexual, compartilhamento de material contaminado para uso de drogas ou colocação de tatuagens e piercing, materiais cortantes, entre outros.
Resende registrou uma média de 40 casos em 2013. Segundo o serviço, o objetivo do Ministério da Saúde é prevenir novas infecções e melhorar a qualidade de vida dos portadores das hepatites B e C.
A vacinação contra hepatite B está disponível em todas as unidades de saúde da rede pública.
O SAE funciona no Posto Resende, na Praça Oliveira Botelho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com atendimento de equipe multiprofissional, com assistente social, psicólogo, técnicos de enfermagem, enfermeiro, médicos pediatra, infectologista, clínico geral e hepatologista.