17/05/2011

Dia de Luta Antimanicomial será lembrada em Resende com sarau na Casa da Cultura

Programa de Saúde Mental da Prefeitura atende mais de 600 pessoas

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Um encontro cultural vai marcar em Resende o Dia da Luta Antimanicomial nesta quarta-feira, dia 18 de maio. O evento, denominado Sarau Portas Abertas, será promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Saúde Mental do Município, na Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, a partir das 9 horas. A programação prevê declamação de poesias e música apresentadas pelos usuários das três unidades do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). Além dos usuários, o presidente da Fundação Casa de Cultura e ator André Whately; o músico Guino, responsável pela Escola de Música da Prefeitura; e a escritora Estella Tavares participarão do sarau, aberto também para qualquer pessoa da comunidade que queira participar e declamar uma poesia. - Esta data é comemorativa ao movimento que propôs a mudança no modelo de tratamento em saúde mental, tornando-o mais humanizado e democrático, favorecendo a inclusão social e o exercício da cidadania – explicou a diretora do Programa de Saúde Mental, Ângela Monteiro (foto), salientando que atualmente o tratamento é realizado junto à família e à comunidade, substituindo as internações pelo atendimento psicossocial oferecido no CAPS. O Programa é formado pelos CAPS Casa Aberta, que atende adultos com transtornos mentais e sofrimento psíquico grave; o CAPSad (Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Outras Drogas), instituição responsável pelo atendimento de maiores de 18 anos que sofrem com as consequências do uso prejudicial, abusivo ou que sejam dependentes químicos; e o CPASi (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil). Esta unidade oferece assistência às crianças e aos adolescentes com transtorno mental e sofrimento psíquico grave, e que sofrem com o uso abusivo de álcool e outras drogas. Atualmente, o CAPS Casa Aberta está com 299 usuários em atendimento. Já no CAPSad são 194 pacientes acompanhados. No CAPSi, por sua vez, o número de pacientes assistidos chega a 116. As três unidades contam com psicoterapeuta, clínico geral e psquiatra. Os CAPS formam a rede de serviços de saúde mental da Prefeitura destinados a acolher os usuários, encaminhados através da rede pública ou que procuram diretamente uma das unidades, estimulando sua integração social, familiar e comunitária, oferecendo ainda cuidados clínicos e personalizados de atenção diária, além de orientação no uso das medicações. Nas unidades eles participam ainda de atividades terapêuticas indicadas pelos profissionais do Centro, como psicoterapia (individual ou em grupo) e oficinas terapêuticas de música, teatro, artesanato, reciclagem culinária e mídia, através das quais têm a oportunidade de manifestar seus sentimentos e problemas e desenvolver habilidades.
Palavras chaves: NOVO CONCEITO DE TRATAMENTO