20/09/2012

Agência do Meio Ambiente estará no Parque das Águas, das 8h30 às 12h

Dia da Árvore será comemorado em Resende com distribuição de mudas nativas

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Nesta sexta-feira, 21 de setembro, Dia da Árvore, a Prefeitura, por meio da Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR), vai comemorar a data em uma ação conjunta com a equipe de Educação para o Trânsito, da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, que estará desenvolvendo atividades relacionadas ao Dia Mundial sem Carro, em frente ao Parque das Águas, das 8h30 às 12h.

A AMAR estará com uma tenda no local para a distribuição de 300 mudas nativas ao público. Além disso, técnicos da agência vão informar a população sobre o Programa de Coleta Seletiva Domiciliar desenvolvido pela Prefeitura, que já atende a 31 bairros do município e conta com duas associações de catadores de resíduos.

Em relatório apresentado recentemente pela AMAR, o Programa Resende Mais Verde, que tem a finalidade de reflorestar áreas urbanas e de preservação permanente, aumentou o número de mudas plantadas no município, passando de quatro mil mudas, em 2009, para 18.256 mudas, em 2011. Nessa mesma linha, a AMAR desenvolve ainda o Programa "Protetores de Água", que recupera matas ciliares para preservação de rios, córregos e nascentes.

- Queremos conscientizar a população sobre a necessidade da preservação ambiental e divulgar as ferramentas que a AMAR oferece, como as ações voltadas para a educação ambiental, eventos temáticos, visitas orientadas, palestras, oficinas socioambientais, exposições itinerantes, entre outros - disse o presidente da AMAR, Paulo José Fontanezzi.

Além da Coleta Seletiva Domiciliar, que também faz parte do Programa de Gestão de Resíduos Sólidos, a AMAR destaca os projetos Coleta de Óleo em escolas e estabelecimentos comerciais; Tratamento de Lâmpadas e Pneus Inservíveis. Com essas iniciativas, o município conseguiu dar destino certo aos materiais, diminuindo os danos causados ao meio ambiente.

Palavras chaves: MEIO AMBIENTE