° Minº Max

16/08/2018

DIA D CONTRA SARAMPO E PÓLIO TERÁ 32 PONTOS DE VACINAÇÃO EM RESENDE

Todas as crianças com idade entre um e menos de cinco anos precisam ser imunizadas

DIA D CONTRA SARAMPO E PÓLIO TERÁ 32 PONTOS DE VACINAÇÃO EM RESENDE

Crédito: Carina Rocha

Sábado, dia 18, será dia de vacinação em Resende. A ação, que vai imunizar crianças com idade entre um e menos de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) contra o sarampo e a poliomielite faz parte da Campanha Nacional de Vacinação, que começou a ser desenvolvida pelo Ministério da Saúde no último dia 6 e seguirá até o próximo dia 31. Em Resende, o chamado Dia D de Vacinação contará com 32 pontos de imunização distribuídos pelo município, beneficiando as zonas urbana e rural.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, todas as crianças na faixa etária indicada para receber as vacinas deverão ser levadas a uma unidade de saúde, inclusive aquelas que já tomaram a primeira dose. Tanto a vacina contra o sarampo como a que previne contra a pólio serão aplicadas em todos os postos de saúde do município, além do Centro Municipal de Imunização, localizado em frente ao Colégio Santa Ângela.

As unidades funcionarão das 8h às 17h, inclusive durante o horário de almoço, mas a recomendação para os pais é que eles cheguem às unidades um pouco mais cedo para imunizar seus filhos com calma, e não esqueçam de levar a Caderneta de Vacinação onde é feito o registro da aplicação da vacina.

Em Resende, o Dia D envolverá cerca de 240 servidores, entre as equipes que se responsabilizarão pela distribuição das doses nas unidades, até os profissionais da saúde que farão a aplicação da vacina. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é a mesma estabelecida pelo Ministério, que visa imunizar 95% do público alvo.

Importância da Vacinação

A vacinação é importante porque nesta faixa etária o sarampo pode evoluir com complicações graves que podem levar até a morte. Já a poliomielite, popularmente conhecida como paralisia infantil, pode causar sequelas que não têm cura e duram toda a vida. Os casos de sarampo registrados nos últimos anos no Brasil mostram que as vítimas, em sua maioria, não concluíram as doses da vacina, que deve ser aplicada aos 12 meses de idade (1ª dose) e entre 15 e 24 meses (reforço).

Dia D de Vacinação contra Sarampo e Pólio

Dia e hora: Sábado, dia 18, das 8 às 17h