22/12/2010
Deslizamentos de terra provocam a interdição de três estradas rurais
Prefeitura trabalha para liberar pelo menos duas vias até esta quinta-feira
Crédito: Divulgação - EMATER/RJ
Os deslizamentos de terra provocados pelas chuvas desta semana levaram a Prefeitura a interditar ontem três estradas rurais do Município. Foram elas: Fumaça-Falcão, Fumaça-Vargem Grande e Areião.
As duas primeiras vias se localizam na região do distrito da Fumaça, enquanto a outra fica na região entre Resende e São José do Barreiro. Com o apoio de seis caminhões e quatro máquinas, dez operários trabalham nos três pontos afetados visando liberar a passagem aos veículos o mais rápido possível.
Segundo o diretor de Obras da Prefeitura, engenheiro Miguel Dias, “todos os esforços estão sendo feitos para que a estrada entre a Fumaça e a Vargem Grande seja liberada até o final da tarde desta quarta-feira, dia 22 de dezembro”.
No caso da Fumaça-Falcão, o prazo de liberação é amanhã, quinta-feira. Quanto à estrada do Areião, Miguel informou que nesta via os serviços de recuperação necessitam de mais tempo, “porque os transtornos no local foram maiores do que nas outras duas estradas”.
- Vamos precisar de um prazo maior para recuperar o trecho atingido. Enquanto os serviços estiverem sendo realizados na estrada do Areião, desviaremos a passagem de veículos para um caminho alternativo, cuja localização já estamos estudando. Entendemos que a circulação de carros deve ser restabelecida neste trecho o mais rápido possível, motivo pelo qual não podemos esperar até a conclusão dos trabalhos que precisam ser feitos na estrada, daí a criação desta via provisória – disse Miguel.
Na tarde desta terça-feira, dia 21 de dezembro, o prefeito José Rechuan (DEM) assinou um ofício que será encaminhado ao ministro da Integração Nacional, João Reis Santana Filho.
Através deste ofício, o prefeito solicita ao ministro o reconhecimento da Situação de Emergência decretada pela Prefeitura em Resende devido ao transbordamento do Rio Sesmarias na noite do dia 14 de dezembro.
O reconhecimento deste estado pelo Governo Federal é necessário para que o Município possa receber com mais rapidez verbas destinadas à realização de obras dos trechos atingidos pelo transbordamento, provocado por uma tromba d`água no município paulista de São José do Barreiro. O rio subiu mais de três metros do seu nível normal.
No ofício, Rechuan enumera os transtornos para a cidade provenientes deste temporal, entre eles o registro de 630 pessoas desalojadas; 190 residências danificadas e cinco totalmente destruídas; 80 quilômetros de estradas rurais e 56 quilômetros de vias urbanas com problemas; quatro toneladas de produtos vendidos por estabelecimentos comerciais inutilizadas e vários bairros prejudicados, como Parque Ipiranga I e II; Jardim Brasília; Loteamento Barbosa Lima; Manejo; Vila Julieta; Alvorada; e condomínio Chácara do Tácito e Centro.
PONTE DO SESMARIAS - Com relação à ponte sobre o Rio Sesmarias, na Avenida Saturnino Braga, que também foi afetada pela chuva do dia 14, e se encontra interditada desde a semana passada para a realização de serviços de recuperação, a Prefeitura acredita que poderá liberar a passagem para o tráfego de veículos até a noite desta quinta-feira, dia 23 de dezembro.
Atualmente, a Secretaria Municipal de Obras vem agilizando a colocação da nova base de sustentação das laterais da travessia. Em seguida serão iniciados os trabalhos voltados à pavimentação do trecho de acesso à ponte.
- Mesmo com as chuvas desta semana, acreditamos que será possível concluir os serviços para a liberação da ponte dentro do prazo previsto – disse o secretário de Obras da Prefeitura, engenheiro Rubens Almada.