25/08/2009

Festival de Teatro apresenta 2 peças do Rio de Janeiro nesta 4ª feira

Desapropriação do Cinema Vitória deverá ocorrer em 2010

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

O presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, jornalista Laís Amaral, informou que a administração do prefeito José Rechuan (DEM) está agilizando os procedimentos administrativos visando concretizar a desapropriação do Cinema Vitória, onde desde sexta-feira passada, dia 21, acontece o IX FESTER (Festival de Teatro de Resende) - na foto, o público em um dos espetáculos do evento. Ele reafirmou a proposta da Prefeitura em transformar o local em um espaço para a realização de eventos culturais e sociais. - Trabalhamos com a possibilidade de a desapropriação ocorrer no próximo ano. Nosso objetivo é fazer com que o espaço funcione não apenas como um teatro, mas que abrigue também um centro de convenções e se transforme em um ponto de informação para a população da cidade – disse o presidente da Fundação, acrescentando que as conversações entre o Município e os proprietários do imóvel também vêm sendo realizadas. Segundo ainda Laís, “alguns passos já estão sendo percorridos pela Prefeitura em busca destes objetivos”. Uma das ações nesta direção foi a mudança da Biblioteca Municipal, que funcionará a partir dos próximos dias em duas dependências do prédio onde está localizado o cinema. No pavimento superior ficará o acervo à disposição dos moradores da cidade. Já o andar debaixo, nas dependências onde até anos atrás funcionava o Bar Primor, vai se destinar aos cidadãos portadores de deficiência. - A transferência da biblioteca já pode ser considerada um passo importante em busca do resgate do centro antigo da cidade como palco histórico dos acontecimentos culturais e sociais de Resende. O trabalho da Prefeitura, através da Fundação, para concretizar plenamente este projeto vai continuar – acrescentou Laís. TEATRO – O IX FESTER (Festival de Teatro de Resende), cuja abertura aconteceu sexta-feira, dia 21, prossegue até o próximo domingo, 30. Entre quarta-feira e sexta-feira (26 e 28), haverá encenação de mais seis peças teatrais no Cinema Vitória. Nesta quarta-feira, dia 26, a peça prevista para às 10 horas é “A Incrível Viagem da Família do Aço” com a Cia. Entreato, do Rio de Janeiro. Com duração de 60 minutos, o trabalho mostra a história do filho de um palhaço que quer encontrar sua mãe. Já às 20 horas será encenada a comédia “Cabaré Ruim”, pelo grupo Os Ruim, também do Rio de Janeiro. No caso das peças programadas para o Cinema Vitória, o ingresso para os espetáculos adultos custa R$ 2,00. A entrada é franca para as peças infantis. No sábado e domingo, dias 29 e 30 de agosto, a programação do IX FESTER prevê o espetáculo 4x4 com a Cia. De Dança Deborah Colker, no teatro da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras).
Palavras chaves: RESGATE HISTÓRICO