° Minº Max

06/01/2012

Dengue: Unidades médicas do Município começam a receber cadeiras de hidratação

Secretaria de Saúde anuncia médico para atendimento exclusivo dos casos da doença

Dengue: Unidades médicas do Município começam a receber cadeiras de hidratação

Crédito: Jorge Trindade - ACOM PMR

Reforçando ainda mais o trabalho de prevenção e combate à dengue, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou recentemente a distribuição de 15 cadeiras de hidratação a unidades médicas de Resende. Os postos da Baixada Olaria, Itapuca, Surubi Velho, Novo Surubi, Fazenda da Barra I, Fazenda da Barra II, Fazenda da Barra e III, Paraíso, Jardim Primavera e Jardim Beira-Rio estão entre as unidades contempladas. Até o final de janeiro, todas as cadeiras já estarão entregues. A Prefeitura contratou também um equipamento que realiza 60 exames de sangue por hora, com capacidade para 21 mil hemogramas, no total. O aparelho ficará no Laboratório Municipal, que se localiza no Centro Histórico. No entanto, a Prefeitura vai disponibilizar um motociclista para levar as amostras de sangue coletadas nas unidades de saúde até este laboratório. Em caso de epidemia de dengue, todos os postos de saúde farão a coleta do sangue de pacientes com suspeita da doença. - A Secretaria de Saúde quer garantir que o paciente nestas condições receba toda a assistência hospitalar necessária, desde o rápido diagnóstico até o acompanhamento e tratamento, por meio da hidratação. Dessa forma, queremos evitar o agravamento da doença e casos de óbito – enfatizou a diretora do Serviço de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Lúcia Albuquerque. Outra medida considerada importante da Prefeitura na luta contra a dengue em Resende foi a contratação de um médico e um técnico de enfermagem para a Unidade de Saúde da Grande Alegria. Os dois profissionais ficarão responsáveis exclusivamente para acompanhar os casos relacionados à dengue. A intenção da Secretaria de Saúde é manter três ambulatórios específicos para atendimento da doença nos postos da Cidade Alegria, Resende (Centro) e Manejo. O objetivo também é descentralizar a assistência a esses pacientes nos postos de saúde, já que no ano passado, o Hospital de Emergência foi responsável pelo atendimento de mais de mil pessoas com suspeita de dengue. COMITÊ DA DENGUE - Para fortalecer a mobilização conjunta do Poder Público com a população e os segmentos organizados da sociedade, o Comitê de Combate à Dengue do Município realiza na próxima quarta-feira, dia 11, às 9h30m, a primeira reunião do ano de 2012. O encontro acontecerá no salão nobre da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda. Coordenado pelo secretário municipal de Governo, José Antônio de Carvalho Pinto, o Comitê é responsável pela atuação integrada de todas as secretarias municipais visando diminuir os riscos da doença em Resende. A escolha da Secretaria de Governo para coordenar as ações no setor se deve ao entendimento de que o trabalho para evitar focos da doença envolve também outras pastas, além da Secretaria Municipal de Saúde, principalmente na realização de atividades de prevenção, como, por exemplo, a Secretaria de Educação, cujo papel de conscientização junto à comunidade escolar é tido como fundamental; e a Secretaria de Serviços Públicos, pasta responsável pela limpeza das vias públicas do Município. - Entre novembro e dezembro do ano passado, o Comitê de Combate à Dengue promoveu mutirões de limpeza em vários bairros, entre eles Baixada da Olaria, Nova Liberdade, Vila Santa Cecília, Surubi, Vila Verde e Morro do Cruzeiro. Dezenas de caminhões de lixo e entulho foram recolhidas nesta comunidade, o que significou uma contribuição importante na eliminação de possíveis focos do mosquito transmissor da doença – disse o secretário José Antônio.
Palavras chaves: EXAME DE SANGUE MAIS RÁPIDO