25/02/2011

Dengue: três casos são confirmados em Resende

Prefeitura aumenta número de agentes sanitários para as visitas domiciliares

Dengue: três casos são confirmados em Resende

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou a ocorrência de três casos de dengue em Resende. Dois deles são moradores da região do Lavapés e foram atendidos na Santa Casa de Misericórdia.

Já o terceiro caso foi diagnosticado em um paciente que visitava o Município. O atendimento a este paciente ocorreu em um hospital particular da cidade. As três pessoas foram medicadas e liberadas. Segundo ainda a Secretaria Municipal de Saúde, existem 21 casos suspeitos aguardando o resultado do exame.

Para o titular da Secretaria, Daniel Brito, a confirmação de três casos mostram a necessidade de os cuidados serem redobrados na cidade. Lembrando que “a luta contra a dengue representa um dever do poder público, de segmentos organizados da sociedade e do cidadão de uma maneira geral”, ele frisou que 70 por cento dos focos da doença localizados pelos agentes sanitários da Prefeitura durante as vistorias aos imóveis de Resende estavam em imóveis particulares.

Nesta sexta-feira, a Prefeitura realizou uma campanha educativa para os servidores municipais no Centro Administrativo da Beira-Rio visando reforçar as ações de prevenção.

- Os agentes sanitários continuam percorrendo as comunidades de Resende para o trabalho de coleta e orientação junto aos moradores. Com o objetivo de ampliar o quadro de servidores mobilizados no combate à doença, estamos convocando mais dez agentes aprovados no concurso público realizado em 2010 pela Prefeitura. Mas toda ação da Prefeitura pode ser em vão se a população não fizer sua parte. É preciso evitar todo e qualquer recipiente que possa resultar na proliferação do mosquito transmissor da dengue – enfatizou o secretário de Saúde.

Esta semana, o CCZ (Centro de Controle de Zoonose) divulgou mais uma relação de bairros e ruas do município onde foram encontrados focos do mosquito da dengue. A lista, que corresponde à sétima semana de vistorias neste ano de 2011 (13 a 19 de fevereiro) aponta a localização de 319 larvas do mosquito transmissor nas seguintes comunidades: Baixada da Olaria, Loteamento Mirante das Agulhas, Cidade da Alegria, Liberdade, Vila Central, Vila Alegria, Jardim Alegria, Jardim Beira-Rio, Bairro Elite, Morada da Felicidade, Guararapes e Vila Aramagi (Engenheiro Passos).

Palavras chaves: A LUTA É DE TODOS