20/01/2012

Medida segue orientação da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro

Dengue: Prefeitura usa novo inseticida no combate à doença

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

Por determinação da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou esta semana o uso do inseticida malathion no combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue. No entendimento das autoridades sanitárias, o produto é mais eficaz no enfrentamento da doença. Inicialmente, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da Prefeitura de Resende vem aplicando o novo inseticida apenas no serviço de bloqueio dentro de imóveis habitados por pessoas com suspeita de dengue. A Secretaria Municipal de Saúde informou, no entanto, que em caso de epidemia da doença na cidade, a aplicação do malathion vai substituir o serviço realizado pelo carro fumacê, pois os dois produtos não podem ser utilizados ao mesmo tempo. O veterinário do CCZ, Rafael Resende Carvalho, explicou que o mosquito Aedes Aegypti é resistente ao inseticida que estava sendo aplicado anteriormente, daí a determinação feita pela Secretaria estadual de Saúde. - O malathion é mais eficaz do que o fumacê porque fica mais tempo disperso no ar, quando efetivamente mata os mosquitos, além de alcançar uma área maior – disse o veterinário, garantindo que, quando utilizado corretamente, o malathion não traz danos à saúde, além de eliminar outros insetos. O CCZ, cujos agentes sanitários realizam visitas domiciliares de forma permanente (foto), orienta os moradores sobre a necessidade de evitarem a exposição de animais, recolherem peças de roupas penduradas em varais e trocar a água dos animais após o uso do inseticida malathion dentro das residências. Agentes sanitários da Prefeitura ressaltam, no entanto, que a forma mais eficaz de diminuir os riscos da dengue é evitar o acúmulo de recipientes com água parada, “pois este ambiente representa o ambiente mais propício à proliferação do mosquito transmissor da doença”. Cerca de 80 por cento dos focos são localizados no interior de imóveis.
Palavras chaves: PREVENÇÃO