Resende

19° Min27º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública

Educação

04/03/2011

Dengue: número de focos diminui

Mas Prefeitura alerta: "É preciso continuar redobrando os cuidados"

Dengue: número de focos diminui

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

      O número de focos do mosquito transmissor da Dengue teve uma redução na semana de 20 a 26 de fevereiro. Dando continuidade à divulgação dos bairros e das ruas onde são encontradas larvas do mosquito, o CCZ (Centro de Controle de Zoonose) informou que neste período foram encontradas 100 larvas em 15 ruas de dez comunidades.

No caso desta semana, foram encontrados focos nas seguintes comunidades: Jardim Alegria (Rua I), Nova Alegria (Rua Sete), Santa Isabel (Ruas João Emílio Da Caz, Dalva da Fonseca e Campo da Aviação); Morada da Colina (Ruas Quatro, Maria Cândida V. Moraes e Nove);. Baixada da Olaria (Rua Ângela Maria de Lima); Fazenda da Barra III (Rua 35); Vila Julieta (Rua Alfredo Botelho); Paraíso (Rua Nossa Senhora do Perpétuo Socorro); Engenheiro Passos (Zona Rural) e Nova Liberdade (Avenida Marcílio Dias e Riachuelo).

 A maioria das larvas localizadas nestes locais estava em vasos de planta, pneus, baldes, latas, potes, vasos sanitários, carros, piscinas e numa bromélia.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o número de focos vem apresentando uma redução no decorrer das últimas três semanas, tendo caído de 500 para 319 e agora chegou a 100.

Mas se por um lado a diminuição indica uma eficiência no trabalho de prevenção por parte dos moradores e da Prefeitura, os agentes sanitários responsáveis pelo combate à doença ressaltam que “os cuidados devem ser redobrados, principalmente devido à grande quantidade de água nesta época do ano gerada pelas chuvas”.

Na manhã desta sexta-feira, dia 04, funcionários da Secretaria de Saúde realizaram mais uma campanha educativa contra a dengue. Desta vez, o evento aconteceu no calçadão, durante uma ação conjunta com a DET (Divisão de Educação para o Trânsito).

 Os servidores da Saúde distribuíram folhetos informativos (foto), através dos quais reforçaram junto aos motoristas e pedestres a importância dos cuidados contra a formação de focos da dengue, entre eles a eliminação de objetos com água parada, principalmente latas, pneus e garrafas velhas.

 Foi ressaltada ainda a importância de os moradores abrirem as portas de suas residências para os agentes sanitários, que realizam visitas domiciliares de forma permanente com o objetivo de eliminar possíveis focos da doença e orientar os moradores.

 A coordenadora do setor de Educação em Saúde da Prefeitura, Cristina Rosadas, lembrou mais uma vez que “as ações contra a Dengue só apresentam resultados positivos quando cada um faz a sua parte”.

         - A Prefeitura vem trabalhando de forma contínua, realizando a vistoria dos imóveis, fornecendo aos moradores todas as informações necessárias, fazendo palestras em escolas, entidades comunitárias e outros segmentos organizados, entre outras ações. Há poucas semanas, por exemplo, organizamos um mutirão na Baixada da Olaria, onde recolhemos diversos objetos que podiam acumular água parada. Mas a participação da população de uma maneira geral é primordial. Esta soma de esforços é que vai garantir a vitória contra a doença – disse Cristina.
Palavras chaves: RESULTADO POSITIVO
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados