Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
 

Notícia

07/04/2009

Dengue: número de casos da doença cai 80 por cento

Mesmo assim, Prefeitura reforça ações contra focos do mosquito

Dengue: número de casos da doença cai 80 por cento

Crédito: Wagner Alves

        Nos três primeiros meses deste ano, Resende teve uma redução de mais de 80 por cento no número de casos de dengue em relação ao mesmo período do ano passado (2008). Segundo números da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida, de janeiro a março de 2009 foram notificados 41 casos suspeitos da doença e apenas dois confirmados. De janeiro a março do ano passado, o Município registrou 429 casos suspeitos, dos quais 42 foram confirmados – um dos pacientes que contraíram a doença no ano passado apresentou complicações e precisou ficar internado.

        No entendimento do secretário de saúde do Município, Daniel Brito, a redução se deve ao trabalho que está sendo feito pela Prefeitura desde janeiro, quando, por determinação do prefeito José Rechuan (DEM), a atual administração da cidade reforçou as ações de prevenção contra a doença. Desde o primeiro mês deste ano, já foram realizados 17 mutirões de combate à dengue. Além disso, o trabalho de visitas domiciliares foi intensificado.

        Numa das etapas deste trabalho, as visitas contaram com o apoio de cabos, soldados e sargentos da Academia Militar das Agulhas Negras, que atuaram em diversos bairros da cidade sob a supervisão de agentes do Serviço de Vigilância Sanitária do Município. Durante as visitas domiciliares, os agentes da Prefeitura orientam os moradores quanto aos procedimentos que devem ser adotados no sentido de evitar a propagação do mosquito transmissor da doença, além de eliminarem focos da doença.

        Apesar dos números divulgados pela Prefeitura apontaram a diminuição dos casos da doença, a coordenadora do Serviço de Vigilância em Saúde do Município, Lúcia Albuquerque, destaca a importância de a população reforçar ainda mais os cuidados contra a doença, evitando, principalmente, o acúmulo de objetos com água parada nas residências e estabelecimentos. Ela lembra que, do total de focos detectados em Resende nos três primeiros meses de 2009, 44 por cento estavam em vasos de planta e 33 por cento em pneus.

        - A Prefeitura está trabalhando na prevenção da dengue com muita firmeza e a população vem entendendo este nosso esforço. Aliás, o apoio da população tem sido muito importante. Por isso, esperamos continuar contando com o apoio dos moradores de Resende para que possamos eliminar todos os focos do mosquito e dessa maneira evitar casos da doença em nossa cidade – declarou a coordenadora.

        MUTIRÃO – No mutirão contra a dengue, promovido pela Prefeitura, sábado passado, dia 04 de abril, no Morro do Cruzeiro, foram inspecionados 473 imóveis e recolhidas 48 toneladas de entulhos. O bairro apresentou um índice de infestação de 1,69 por cento.

 

Palavras chaves: RESULTADO POSITIVO
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2022. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados