17/03/2011
Dengue: mutirão no Paraíso terá quatro caminhões e duas máquinas
Moradores devem colocar lixo e entulho para fora dos quintais
Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR
Durante toda a manhã deste sábado, no Paraíso, quatro caminhões e duas máquinas retroescavadeiras estarão recolhendo lixo e entulho, que devem ser colocados para fora das residências e estabelecimentos comerciais pela manhã, antes da chegada das equipes, visando agilizar os trabalhos.
Segundo o coordenador do CCZ, Márcio Luciano Mendes, o órgão vai atuar com 20 agentes (foto) para a realização de serviços de coleta de larvas do mosquito Aedes aegypti, combate aos focos e bloqueio do mosquito adulto com a utilização do carro fumacê.
Os trabalhos serão intensificados nas residências, onde já foram encontrados focos em visitas anteriores.
- No bairro Paraíso existem vários pacientes com suspeita de dengue. Em trabalhos realizados entre janeiro e março deste ano, encontramos uma grande quantidade de larvas do mosquito transmissor da doença, o que nos preocupa, principalmente com o crescente número de casos que vêm surgindo no município desde janeiro – salientou Márcio, explicando que os agentes também aproveitarão a oportunidade para realizar o trabalho de desratização.
Já a equipe da Educação em Saúde estará percorrendo as ruas do Paraíso atuando na conscientização e orientação dos moradores para os riscos da dengue, através da distribuição de folhetos e outros materiais informativos.
De acordo com levantamento da Diretoria de Vigilância em Saúde da Prefeitura, entre janeiro a 22 de fevereiro de 2011, foram encontradas mais de 45 larvas nas ruas Santa Bernadete, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Nossa Senhora Aparecida. Neste ano de 2011, somente no Paraíso, existem cinco casos suspeitos e dois confirmados. O primeiro mutirão contra dengue neste ano ocorreu na Baixada da Olaria.
Palavras chaves: PREVENÇÃO