18/01/2011

Dengue: moradores não permitem entrada dos agentes nos imóveis

Recusa agrava ainda mais os riscos da doença no Município

Dengue: moradores não permitem entrada dos agentes nos imóveis

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Além dos vasos de planta, durante uma vistoria realizada recentemente nos bairros Manejo, Vila Julieta, Alvorada, Vila Vicentina, Vila Nova, Vila Central, Lavapés, Santo Amaro e o distrito de Engenheiro Passos, os agentes sanitários da Prefeitura encontraram focos do mosquito transmissor da dengue em canos de ferro, ralos, tonéis, pneus, pratinhos, regador, latas, baldes, bacias, bebedouros, rodas de carro, latas, pias, caixas d´água, bromélias, garrafas Pets, piscinas e locais inusitados como tampa de fogão, plásticos e lonas deixados no tempo, bandejas, poços e caixas de isopor.

Os agentes continuam encontrando resistência de muitos moradores para realizar a inspeção nos imóveis.

O coordenador do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Márcio Luciano Mendes (na foto, ao centro), lembra que todo o tipo de material passível de acumular água pode se tornar um local escolhido pela fêmea do mosquito para depositar seus ovos.

Ele destaca ainda que, mesmo com a retirada da água do possível depósito, o ovo pode sobreviver.

Para Márcio Luciano, a recusa de muitos moradores em permitir a vistoria em suas residências ou estabelecimento pode aumentar ainda mais os riscos de proliferação do mosquito transmissor da dengue.

- Vale lembrar que existem quatro tipos da doença. No Brasil, até o início do ano passado, eram encontrados três tipos, mas a partir do segundo semestre de 2009, vários casos de dengue do tipo 4 foram constatados na região Norte do país. Pesquisas recentes também mostraram que um único mosquito pode transmitir dois diferentes tipos da doença - ressaltou, salientando que o carro fumacê não elimina larvas, mas somente mosquitos adultos.

Palavras chaves: EM VÁRIOS LOCAIS