23/02/2015
Dengue: Atendimento médico também é garantido aos pacientes
Unidade Básica de Saúde da Cidade Alegria faz atendimento exclusivo aos pacientes
Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR
Além de garantir as ações de combate à dengue com as visitas domiciliares e o carro com inseticida UBV, a Secretaria de Saúde mantém o atendimento médico aos pacientes com suspeita da doença.
A Unidade Básica de Saúde da Cidade Alegria continua com atendimento exclusivo para pacientes com dengue. No local, segundo a Superintendente de Atenção Básica em Saúde, Ana Paula Bueno, foram instaladas 13 cadeiras de hidratação enviadas pelo Governo do Estado e atualmente são atendidos cerca de 150 pacientes por dia.
- Nesta unidade, nós temos de dois a três médicos atendendo todos os dias, das 8 às 17 horas. Os pacientes realizam exames laboratoriais de acompanhamento e fazem a hidratação quando há indicação - explicou Ana Paula.
Todas as unidades de saúde atendem os casos de pacientes com os primeiros sintomas da doença. Após o diagnóstico, os pacientes da Grande Alegria recebem acompanhamento na Unidade Básica da Cidade Alegria, já os moradores dos demais bairros da cidade são acompanhados nos postos de Saúde da Família ou no Hospital de Emergência, que tem um médico exclusivo para atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas - nos casos de emergência, os pacientes são atendidos normalmente no pronto atendimento 24 horas por dia.
Desde 2012, o Município possui cerca de 20 cadeiras de hidratação instaladas no Hospital de Emergência e na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e a partir de 2013 instalou uma cadeira em cada uma das 24 unidades de Saúde da Família com o objetivo de agilizar e descentralizar os atendimentos.
Na UPA, além das cadeiras de hidratação, foram separados 19 leitos para aqueles pacientes que estão mais debilitados.